Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

As comunidades de descendentes quilombolas do Tocantins deram um passo importante para melhorar sua qualidade de vida, nesta segunda-feira, 31, no município de Natividade, durante o encerramento do II Encontro Estadual de Comunidades Quilombolas do Tocantins, que aconteceu no município entre os dias 28 e 31 de maio. Representantes de 21 das 25 comunidades reconhecidas oficialmente entregaram ao governador Carlos Henrique Gaguim a Carta dos Quilombolas, um documento elaborado em conjunto pelos descendentes de escravos no Tocantins, que traz 11 reivindicações para a melhoria da qualidade de vida dos quilombolas.

O governador recebeu o documento e se comprometeu a desenvolver mais ações e políticas públicas que beneficiem esta parcela da população. “São reivindicações justas e o Governo está trabalhando para melhorar a vida, tanto dos quilombolas quanto dos indígenas”, afirmou o governador. Carlos Gaguim, que nesta segunda-feira, 31, encerrou a sétima edição da Caravana Acelera Tocantins, que já percorreu 130 municípios, e que começou por Natividade, há três meses.

Entre os itens expressos na Carta dos Quilombolas estão reivindicações nas áreas da regularização fundiária, com a titulação das terras tradicionais das comunidades; infraestrutura nas comunidades, em especial a implantação de sistema de saneamento básico; eletrificação rural; a obrigatoriedade do ensino público estadual da História da Cultura negra e do negro no Brasil. Também constam na Carta dos Quilombolas aspectos relacionados à Habitação, Saúde, programas de geração de renda, entre outras reivindicações.

O II Encontro dos Quilombolas do Tocantins foi realizado numa parceria entre as secretarias estaduais da Cidadania e Justiça e do Planejamento. Segundo o secretário estadual do Planejamento, David Siffert Torres, a prórpia viabilização do evento já é um reconhecimento do Governo às demandas dos povos quilombolas. “O Governo está sensível à questão dos quilombolas, tanto que ações para melhorarem a vida dessas pessoas já estão sendo incluídas no PDRIS (Projeto de Desenvolvimento Regional Sustentável Integrado), que o Governo está elaborado junto com o Banco Mundial”, disse o secretário.

276 anos de Natividade

O governador Carlos Gaguim, que estava acompanhado da primeira-dama Rose Amorim, de deputados estaduais e secretários, esteve em Natividade nesta segunda-feira também para participar das comemorações do aniversário do município, que completa 276 anos nesta terça-feira, 1º de junho. Carlos Gaguim assistiu a apresentações culturais de escolas municipais, contando a história do município, que se confunde com a história do Tocantins, e também a apresentações de danças típicas do Tocantins, como a sússia.

Segundo o prefeito Joaquim do Posto, a presença do governador para participar de dois eventos importantes em Natividade, o II Encontro dos Quilombolas e o aniversário do município, demonstra a importância de Natividade para o Governo do Estado. “É uma honra para todos os nativitanos receber o governador neste dia de comemorações do aniversário do nosso município. O governador Carlos Gaguim que, desde que assumiu o Governo, há sete meses, já esteve cinco vezes em Natividade, prestigiando eventos e entregando obras”, disse o prefeito.

 

Fonte: Secom