Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O prazo de entrega da prestação de contas das prefeituras, câmaras de vereadores e outras instituições municipais vence nesta terça-feira, 1º de junho. As informações são referentes à segunda remessa do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, RREO. Os municípios, que não cumprirem com esta determinação prevista em Lei, estarão sujeitos a multas e outras sanções, mas a conta do maior prejuízo quem pagará é a sociedade, devido ao impedimento do município em firmar convênios com Estado e Governo Federal.

Relatório Resumido de Execução Orçamentária

O Relatório Resumido de Execução Orçamentário, RREO, é exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Todo gestão pública é obrigada a encaminhar bimestralmente ao TCE os dados da execução orçamentária de receitas e despesas. O Tribunal de Contas disponibiliza estas informações no Portal do Cidadão: www.tce.to.gov.br/portalcidadao. Desta forma a sociedade pode acompanhar e analisar como prefeitos e vereadores estão administrando as cidades.

Facilidade na prestação de contas

Facilidade. Assim pode ser definido o Sistema Integrado de Controle e Auditoria Pública, Sicap do TCE/TO. Com o sistema de tecnologia avançada e de fácil utilização os gestores não precisam mais se deslocar a Palmas para entregar a prestação de contas. Tudo é feito pela internet, por meio da unificação de procedimentos, que dá mais transparência e agilidade nas informações enviadas ao Tribunal.

Balanço prestação de contas

Até agora 61 prefeituras não prestaram contas.

Cabe citar que este balanço está sujeito à alteração, pois foi pesquisado no Sicap, às 9h30 desta segunda-feira, 31.

O recebimento das prestações de contas funciona 24 horas ininterruptas.

Fonte: Assessoria de Imprensa TCE