Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Como reduzir danos provocados pelo uso de anabolizantes? Esta é a oficina que será realizada pela Secretaria da Saúde de Palmas, através do Comitê Municipal de Redução de Danos, nesta terça-feira, dia 8, às 19 horas, no Senac, à quadra 201 Norte, ao lado da OAB.

A oficina, que vai apresentar resultados de estudos realizados sobre o assunto, vai envolver profissionais da saúde, professores de educação física, frequentadores e proprietários de academias, personal trainers, usuários de anabolizantes e população em geral.

“É necessário informar e conscientizar a comunidade envolvida sobre os efeitos e os riscos que o uso de anabolizantes provoca no organismo”, argumenta Samuel Bonilha, secretário da Saúde.

Complicações fisiológicas

De acordo com Max Alberto de Souza, coordenador do Comite Municipal de Redução de Danos, o uso indiscriminado de anabolizantes provoca complicações fisiológicas graves à saúde do usuário, tais como, as insuficiencia renal e hepatites.

“Em busca de um corpo musculoso e esteticamente dentro dos padrões ditados pela moda, as pessoas, especialmente jovens, fazem uso de medicamentos sem orientação médica e até de produtos veterinários para garantir, a curto prazo e com poucos exercícios físicos, bíceps, peitoral e coxas volumosos, sem se atentarem para os riscos à saúde”, explica Max Alberto.

O que são anabolizantes?

Os anabolizantes são medicamentos à base de hormônio masculino (testosterona) que estimulam o crescimento da massa muscular. Podem ser administrados por vias oral ou injetável.

Fonte: Assessoria de Imprensa Semus