Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Rafael Carvalho

O ministro da Integração Nacional, João Santana, assegurou ao governador Carlos Henrique Gaguim, na manhã desta terça-feira, 8, durante audiência no Ministério em Brasília que as obras do Projeto Sampaio serão reiniciadas. Ficou acordado que nos próximos dias será liberada a primeira parcela dos recursos, de aproximadamente R$ 5 milhões. O valor será investido em obras, no desenvolvimento do pôlder 1 (obra de drenagem), localizadas na região do Bico do Papagaio.

O governador saiu satisfeito da audiência. “O ministro conhece as potencialidades do Estado e sabe o quanto é importante essa parceria entre o Governo do Estado e o Governo Federal”, disse Carlos Gaguim. Com recursos garantidos pelo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, o projeto Sampaio é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da SRHMA – Secretaria Estadual de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, em parceria com o Governo Federal. Localizado no município de Sampaio, o projeto tem a finalidade de atrair investidores, desenvolver a região e sobretudo gerar novos postos de trabalho.

A expectativa é de que, com o desenvolvimento do pôlder, consiga-se obter aproveitamento racional dos recursos hídricos, aumentando a capacidade de irrigação e consequentemente a expansão da produtividade.

Ainda de acordo com o governador, as obras relacionadas à ponte de Xambioá, bem como a construção das eclusas de Lajeado e Estreito, também foram assuntos debatidos durante a audiência com o ministro. Acompanhou o governador, o subsecretário de Representação, Evandro Campelo.

Fonte: Secom