Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Valério Zelaya

O governador Carlos Henrique Gaguim afirmou na tarde desta quinta-feira, 10, durante evento de comemoração do aniversário de 30 anos de Figueirópolis que o municipío localizado na região sul do Estado será "um dos grandes polos de desenvolvimento do Tocantins"

Na ocasião, o governador lembrou também da oportunidade que o setor produtivo da região terá com a passagem da Ferrovia Norte-Sul e também da Oeste-Leste.

“A obra já está trazendo emprego e qualificação para o povo tocantinense e quando estiver pronta será a vez dos nossos empresários ganharem mais competitividade na negociação de seus produtos”, pontuou Carlos Gaguim.

O prefeito do município José Fontoura Primo agradeceu a participação do governador e da primeira-dama Rose Amorim nas festividades de aniversário de Figueirópolis. Além disso, Fontoura destacou a atenção de Carlos Gaguim, não só com sua cidade, mas com todos os municípios do Tocantins. “O Estado nunca teve um governador tão presente quanto agora. Hoje, os prefeitos tocantinenses têm total acesso ao Palácio Araguaia e quem ganha é o povo”, destacou o prefeito.

Figueirópolis foi criada em 10 de junho de 1980 e instalada em 1° de fevereiro de 1983. O município teve sua origem em meados de 1959, quando Cândido dos Santos Figueiras comprou uma fazenda na região, onde já residia Francisco de Assis Sales, considerado um dos pioneiros do local. Em 6 de janeiro de 1962, Figueiras faleceu e o povoado, que já era conhecido como Figueirópolis, foi ratificado pelos moradores da cidade com o mesmo nome, em homenagem ao seu consagrado fundador.

Granol

Durante sua passagem pelo município, Carlos Gaguim, acompanhado do prefeito Fontoura e da primeira dama Rose Amorim, visitou a Unidade de beneficiamento de soja da Granol, empresa que até 2013 já terá investido cerca de R$ 122 milhões, em Figueirópolis.

Fonte: Secom