Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Cerca de 250 Agentes Comunitários de Saúde  da Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) serão capacitados para atuar no plano estratégico para a redução da mortalidade materna e neonatal. A capacitação começa nesta quinta-feira, às 8 horas, na sede da Escola Técnica do SUS ( ETSUS), à Alameda Portinari, APM 07, Quadra 606 – Sul.

De acordo com o secretário da Saúde, Samuel Bonilha, os ACS são profissionais muito próximos da população e excelentes fontes técnicas de repasse de informações e procedimentos para a melhoria de qualquer empreendimento de saúde. “ Eles convivem com as famílias no dia a dia, conquistaram um grau de confiança com a assistência contínua aos cidadãos e serão peças fundamentais para o êxito do Pacto Nacional para a Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, do qual, Palmas faz parte” - argumenta o secretário.

O treinamento

Segundo Max Alberto de Souza, Coordenador de curso do ETSUS, a capacitação vai habilitar os ACS a lidarem com gestantes e crianças em situação de risco, pré-maturas ou com qualquer complicação congênita. “São procedimentos importantíssimos que, se tomados a tempo, salvam vidas” - informa.

Segundo Alessandro Pantoja, coordenador do Programa de Saúde da Família, os ACS já acompanham gestantes durante toda a realização do pré-natal e também no pós-parto, com assistência integral à mãe e ao bebê, durante o primeiro ano de vida. “Essa capacitação vai ampliar o universo de conhecimento e ação dos ACS e prepará-los para situações mais delicadas” - assegura.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Semus