Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Elisvalte Rodrigues

Uma reunião na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório do Senai, organizado pelo Naturatins em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, discutiu formas para reativar o Fórum Municipal de Cidadania em Porto Nacional.

A reunião contou com a presença de representantes do Banco da Amazônia, Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Social, Diretoria Municipal de Limpeza Urbana, Procuradoria Municipal, Associação de Catadores, Presidente de Associações e outros.

Segundo a analista em desenvolvimento social da coordenadoria de educação ambiental do Naturatins, Maria Alice dos Santos, o Fórum é permanente, ou seja, funciona com se fosse um conselho. “Cada instituição que aderir ao Foram assinará um termo de adesão e escolherá um suplente e um titular para participar das reuniões que discutiram sobre as campanhas de reciclagem e coleta seletiva”. Ainda de acordo com a coordenadora, essas iniciativas serviram para procurar tirar os catadores de lixo, que estão trabalhando de maneira indigna, dos lixões, procurando inseri-los nos programas sociais e em associações de catadores.

Para o Secretario Municipal de Meio Ambiente, Edgar Mascarenhas, a implantação do Fórum é importante para envolver os segmentos organizados, com o intuito de conseguir parceiros, para junto com o município, elaborar um plano de ações em relação à coleta e a disposição dos resíduos sólidos do município. “Muitas pessoas acham que a responsabilidade é apenas do poder público e isso precisa mudar. O município tem suas responsabilidades mais a sociedade também tem as suas”. Além dessas benfeitorias, o Fórum servirá para dá condições do municipio pontuar no o ICMS Ecológico.

Fórum

De maneira participativa, identificando projetos e ações em desenvolvimento no município que favoreçam a articulação das instituições envolvidas, visando racionalizar esforços, reduzir custos principalmente, propiciar a sustentabilidade das ações implementadas.

Importância do Fórum

O Fórum do Lixo é importante para articular as ações em desenvolvimento pelas diversas instituições em nível Nacional, estadual, no sentido de maximizar os efeitos positivos relacionados à gestão do lixo urbano, tendo como objetivos principais: erradicar o trabalho de crianças e adolescente, promovendo a inserção de todos na escola e em atividades socioeducativas; capacitar os catadores e apoiar o fortalecimento do seu trabalho na coleta seletiva, para que estes possam resgatar a sua cidadania; e a erradicação dos lixões e implantação de aterros sanitários, com a recuperação das áreas degradadas.

Fonte: Ascom Prefeitura de Porto Nacional