Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Os 99 veículos credenciados como táxis em Palmas serão vistoriados a partir do dia 24, quinta-feira, pela ATTM - Agência de trânsito, Transporte e Mobilidade. O serviço será executado por meio da Diretoria de Trânsito e os concessionários terão um mês - até 20 de julho - para ir à Agência.

Segundo Edenair Alves de Oliveira, diretor de Transporte, o expediente para as vistorias será das 12h30 às 17h30, de segunda às sexta-feiras. Os donos dos veículos, no ato do serviço, deverão levar os seguintes documentos: Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo - CRLV (cópia), Taxa de vistoria - código da receita 117, Certidão de Quitação Municipal, comprovante de quitação sindical (cópia), prova de que está em dia com INSS (cópia), certidões negativas de antecedentes expedidos pelo cartório da Comarca e Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Motos

O dia 23, quarta-feira, é o prazo final para que os mototaxistas façam as vistorias. O trabalho foi iniciado dia 24 de maio, mas apenas 40% das categoria procuraram a ATTM. São 250 motos credenciadas pela Agência em Palmas e todas precisam passar pelo check up na parte mecânica, elétrica e de documentos. O condutor também deve estar em dia quanto aos documentos.

Proibidos

Desde o dia 10 de junho, os ônibus e vans que fazem a linha intermunicipal e interestadual estão proibidas de passar por algumas avenidas em Palmas. A proibição atende a um decreto municipal e conforme o documento os veículos devem sair sempre do Terminal Rodoviário e não podem mais pegar passageiros nos pontos de parada do coletivo municipal.

O Decreto define o roteiro de todos os ônibus e vans que chegam das diferentes cidades do Estado. Um exemplo: o veículo que sai de Paraíso do Tocantins passando pela T0-080, trafegará em Palmas pela Avenida JK, Avenida NS 15, Avenida LO 05, Theotônio Segurado, Avenida LO 27 até o Terminal Rodoviário.

O descumprimento acarretará penalidades aos infratores com base nas leis do Código de Trânsito Brasileiro.

Fonte: Ascop