Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Neste sábado, 26, o governador Carlos Henrique Gaguim e o presidente da empresa Autologística Eurolatina Serviços Ltda, Klaus Weyand, farão o lançamento das obras do primeiro porto fluvial interestadual do país, o Porto de Praia Norte. O evento de lançamento da obra está marcado para ter início às 16h, na cidade de Praia Norte, com a presença de autoridades e da comunidade.

Instalado às margens do Rio Tocantins, o Porto de Praia Norte contará com investimentos de R$ 372 milhões e a expectativa de gerar cerca de mil empregos diretos. No último mês de maio, o governador assinou a escritura da área onde será construído o Porto de Praia Norte e reafirmou total apoio à construção do Porto, que será realizada pela Eurolatina. O Governo do Estado será o responsável pela pavimentação asfáltica do trecho que dá acesso ao Porto e da área interna.

A construção do Porto será efetuada em oito fases, em uma área de 75 hectares. A expectativa é que no final deste ano as operações tenham início. Serão realizadas obras como as de instalação dos galpões de armazenagem dos produtos, estaleiros, balanças para caminhões, construção do centro frigorífico e de uma linha férrea, ligando o empreendimento à Ferrovia Norte Sul.

Porto

O Porto de Praia Norte será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico, entre os principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA). Com a finalização da obra da eclusa de Tucuruí, no Pará, prevista para setembro deste ano, será possível navegar de Manaus até Praia Norte.

O município de Praia Norte está localizado na região do Bico do Papagaio, a 619 quilômetros de Palmas. O local foi escolhido para abrigar o porto depois que estudos indicaram a viabilidade técnica do empreendimento.

Fonte: Secom