Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Philipe Bastos

Aconteceu na tarde deste sábado, 26, a convenção estadual do Partido dos Trabalhadores, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. De acordo com a assessoria do partido, a expectativa foi da participação de cerca de 2 mil pessoas entre lideranças e militância.

No total, o PT lançou uma lista de 28 nomes para concorrer ao cargo de deputado estadual e 9 para a Câmara Federal, além dos nomes do ex-secretário de governo de Palmas, Darci Coelho e do professor Élvio Quirino para o senado. Para a cabeça da chapa majoritária foi confirmado o nome do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, tendo como vice-governador, ex-secretário adjunto da Agricultura, Pedro Dias (PT).

Partidos aliados

De acordo com lista divulgada pela assessoria de imprensa do PT, os outros partidos que deverão coligar com o Partido dos Trabalhadores são o PCdoB (com 9 nomes a deputado estadual e 1 a federal) e o PRP (com 17 nomes entre candidatos à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa) ainda a serem confirmados.

Os discursos

Os discursos foram marcados por palavras de ordem e de incentivo à candidatura de Paulo Mourão. A representante nacional do PCdoB, Fabiana Rocha, destacou que, mesmo com discursos em contrário, a eleição estadual deste ano não está polarizada entre Siqueira Campos (PSDB) e Carlos Henrique Gaguim (PMDB). “Nós temos outra opção. Vamos eleger Paulo Mourão governador do Tocantins”, convocou.

O prefeito de Palmas, Raul Filho, em sua fala, lembrou da eleição do presidente Lula (PT) e afirmou que o Tocantins precisa seguir o “momento ímpar” que o Brasil se encontra. De acordo com o prefeito a candidatura petista está “pronta para oferecer ao Tocantins o que o presidente Lula ofereceu ao Brasil”. Raul destacou ainda que o PT deposita nas mãos do agora candidato Paulo Mourão essa responsabilidade.

O candidato ao senado, Darci Coelho, frisou a necessidade da coligação em torno da candidatura do PT, eleger seus candidatos nas proporcionais. “Precisamos eleger nossos deputados federais para mostrar nossa força”, afirmou.

Resultado da convenção

Após os discursos, o presidente regional do PT passou à militância presente no Espaço Cultural o resultado da convenção estadual da sigla. Donizeti Nogueira afirmou que foram aprovados 40 nomes para concorrer a deputado estadual e 12 nomes para a Assembleia Legislativa. De acordo com o presidente do PT, a convenção delegou ainda aos partidos aliados a responsabilidade de reunir e definir a composição das proporcionais, além da busca por mais partidos para a apoiar a candidatura de Mourão.