Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O edital para seleção de Microprojetos Mais Cultura tem as inscrições abertas até a próxima quinta-feira, 1º de julho e vai beneficiar artistas e produtores culturais da Amazônia Legal  que poderão concorrer a projetos que somarão R$ 13,8 milhões do edital Microprojetos Mais Cultura.

Essa é a primeira ação do Ministério da Cultura voltada ao financiamento de pequenas produções culturais da região amazônica. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em municípios da Amazônia Legal.

As inscrições são gratuitas. Podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas seguintes áreas: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas - ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta.

Para essa edição do Microprojetos Mais Cultura – a primeira foi realizada em 2009 e selecionou mais de 1.200 projetos da região do semiárido – as propostas selecionadas receberão entre um e 35 salários mínimos, de acordo com o projeto apresentado. O teto do prêmio foi ampliado em cinco salários mínimos para atender ao “custo amazônico”, com o objetivo de minimizar a dificuldade de circulação de bens e serviços culturais na região, que enfrenta problemas de infraestrutura e logística.

Outra novidade do Microprojetos para Amazônia Legal é a possibilidade de inscrição oral de projetos. A medida visa facilitar e democratizar o acesso aos recursos. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fica cassete.

A secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, destaca que a Amazônia Legal é uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. “Ampliamos o prazo do edital para que mais artistas e produtores culturais possam ter seus projetos viabilizados, valorizando e apoiando a diversidade cultural da região amazônica”, disse.

A Amazônia Legal abrange nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A meta é contemplar ao menos um projeto nos mais de 770 municípios localizados na região. “É um grande desafio mobilizar a região. Para isso contamos com o apoio dos governos estaduais”, ressalta Silvana. A ação, do Programa Mais Cultura, é executado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte), Banco da Amazônia (BASA) e governos estaduais.

Os projetos devem ser enviados pelo correio para o endereço Programa Mais Cultura - Ação Microprojetos Amazônia Legal, Coordenação de Difusão Cultural da Funarte - Brasília, Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural, Lote 02, CEP 70.070-350, Brasília, DF.

O edital e formulários para as inscrições estão disponíveis nas páginas eletrônicas do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), do Programa Mais Cultura (http://mais.cultura.gov.br), e da Funarte (www.funarte.gov.br).