Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Com a finalidade de discutir os impactos causados pela formação do Lago da Usina hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, e as ações compensatórias a serem cobradas da Investco S/A, Consórcio Construtor da Usina, o CI Lago – Consórcio Intermunicipal do Lago, promove na quinta-feira, 1º de julho, Audiência Pública em Palmas. O evento, que é o último de uma série de seis audiências, será realizado no auditório da Escola de Tempo Integral Padre Josimo, na 301 Norte, às 08h.

Devem participar do evento, além dos prefeitos das cidades que compõem o Consórcio, Brejinho de Nazaré, Lajeado, Tocantínia, Miracema, Palmas e Porto Nacional, famílias que foram impactadas com o empreendimento, e órgãos ligados à questão ambiental, como Naturatins, Ibama, Ministério Público, entre outros.

Palmas é o último município que compõe o CI Lago, a promover a Audiência Pública. Como resultado do evento na Capital, e das demandas apontadas nas outras cidades, deve ser formatado um documento que norteará as próximas ações do Consórcio na busca de reparação pelas perdas socioeconômicas e ambientais causadas pela formação do Lago da Usina.

De acordo com o prefeito de Palmas e presidente do CI Lago, Raul Filho, após oito anos de formação do Lago os municípios buscam, além do cumprimento de todos os Planos Básicos Ambientais (PBA´s), a realização de ações que promovam a exploração econômica sustentável do Lago.

Uma das metas do CI Lago é promoção da exploração turística das águas Lago. “Certamente é a iniciativa privada que fará os grandes investimentos. Vamos ter um projeto comum que deverá atrair investimentos nas áreas de gastronomia, hotelaria entre outras. Teremos uma nova etapa na economia dos municípios em relação o uso das águas”, afirma Raul Filho.

Fonte: Ascop