Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Elisvalte Rodrigues

Foto: Elisvalte Rodrigues

Uma grande festa do esporte aquático está prevista para sábado (03/Jul), na Praia da Ilha de Porto Real. O lago vai receber a partir das 14 horas atletas da canoagem para a disputa da 2ª Etapa do Campeonato Estadual de Canoagem Maratona.

A competição que faz parte da programação da temporada de Praia de Porto Nacional, vai exigir um grande esforço dos atletas dentro e fora d’água. Eles vão remar 5 km em seguida sairão da água com os caiaques nas costas, correram 50 metros nas areias da praia e se lançam na água para mais 5 quilômetros, isso até fechar três voltas completando o percurso de 15 quilômetros. Porto Nacional vai participar com 22 atletas de 14 a 22 anos de idade e Palmas com 8 atletas. Os vencedores em todas as categorias receberão troféus.

Para Wellington José Aires Costa – coordenador de Projetos e Relações Públicas da Associação de Canoagem de Porto Nacional este ano a prova será interativa, o publico vai poder participar.

- O motivo dessa participação é exatamente mostrar o que estamos fazendo no Lago durante todo esse tempo, e não tem nada mais ligado ao verão do que os esportes aquáticos, precisamos aproveitar bem toda estrutura montada pela prefeitura, promovendo o turismo, o esporte e o lazer do nosso município. Destacou.

Quem vem treinando com muita determinação é o portuense Rafael Max de Queiroz, 16 anos. 1 ano e 3 meses na canoagem. 3º lugar no brasileiro de Aruanã, 8º lugar no Rio de Janeiro, 4º lugar no K2 no Rio de Janeiro, dois 2º lugares no Estadual de Canoagem e Campeão estadual.

- Espero conquistar uma boa posição na prova de sábado, afinal uma competição em Porto Nacional valoriza nosso trabalho e mostra à comunidade nosso esforço dentro do esporte. Disse Rafael que despertou para a canoagem através de um amigo, em seguida procurou o Wellington que o apoiou e nos tempos livres deu inicio ao esporte. Ele estuda a noite, treina pela manhã no lago e ensina aos mais novos o que já aprendeu no período da tarde.

Outro exemplo de determinação é a jovem Suelma Nunes – 17 anos, natural de Porto Nacional. Apesar de ser novata no esporte, já mostra personalidade e determinação, com apenas 3 meses na canoagem, já conquistou na primeira competição um 3º lugar, em Palmas.

- É uma experiência boa, mas é preciso entrar no caiaque para senti-la, estou treinando muito para conquistar o primeiro lugar na primeira competição em minha cidade. Concluiu a jovem atleta que está certa de que as competições dão vida ao lago, que é pouco utilizado.

A programação esportiva da Ilha de Porto Real, deste sábado, começa às 8 horas da manhã com a 8ª Maratona Aquática do Tocantins. O percurso é de 2 mil metros e terá a participação de nadadores de todo o Estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Porto Nacional