Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

 Nesta segunda-feira, 5, o MEC (Ministério da Educação) divulgou as notas do Ideb 2009 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que mede a qualidade da educação no Brasil, e o Tocantins, mais uma vez, superou a meta nacional no ensino fundamental e é o Estado na região Norte com os melhores índices.

O Tocantins superou a meta nacional prevista para 2009 tanto nos anos iniciais (1º ao 4º ano) quanto nos anos finais (5º ao 9º ano). A meta nacional para as séries iniciais era de 4,2 e o Tocantins ultrapassou este número em quase 8%, alcançando a nota de 4,5, superando em quase 19% a média da região norte. O Tocantins possui as melhores notas entre todos os estado da região norte do país nos três níveis avaliados. Já nas séries finais do ensino fundamental, o Tocantins atingiu a marca de 3,9, um aumento de 5,4% em relação à média nacional e de 8,3% à região norte. Já no Ensino Médio o Tocantins ficou 0,1 ponto atrás da meta nacional, porém vem demonstrando um crescimento, se comparado aos anos anteriores.

IDEB

O Ideb é a "nota" do ensino básico no país. Em uma escala que vai de 0 a 10, o MEC fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

Criado em 2007, o Ideb serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade de recursos.

Fonte: UOL