Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Milhares de banhistas lotaram a Ilha Cabral, uma das praias localizada na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito) neste final de semana. A temporada, cuja organização está sob a tutela das Prefeituras Municipais e das Associações de Barraqueiros, conta com o incentivo e apoio do Consórcio Estreito Energia (Ceste), que preparou uma programação especial para as praias.

Os frequentadores da Ilha Cabral, praia que envolve os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), foram os primeiros a conhecer a ação do Ceste nas praias que reune lazer, saúde, educação ambiental, shows, gincanas, distribuição de brindes e o esperado concurso de beleza Garoto e Garota Ceste Verão 2010, além da animação do mascote da Usina de Estreito, o Usininha.

Ali, uma equipe da Biolex, empresa contratada do Ceste para ações de saúde, distribuiu protetor solar com fator de proteção 30 e ainda deu dicas aos banhistas sobre como manter a saúde durante o período.

“O uso do protetor solar é fundamental para a saúde da pele, da mesma forma que o consumo de líquidos, especialmente de água, para que as pessoas não desidratem”, diz a assistente social, Ana Maria Félix, da Gerência de Projetos Sociais do Ceste.

Malhação e beleza

Orientados por profissionais da área de Educação Física, os banhistas que estiveram na Ilha Cabral tiveram uma sessão de ginástica e também de dança.

A estudante, Mariana Santos, 18, se esforçava para acompanhar os exercícios e, depois, os passos de dança ensinados pelo professor de Educação Física Ivan Ribeiro. “Nossa, tá bom demais! A programação está muito boa e estou me divertindo bastante”, dizia entre um passo e outro.

Logo depois da sessão de ginástica foi dado início ao concurso de beleza Garota e Garoto Ceste Verão 2010. Um total de 16 candidatos (cinco meninas e 11 rapazes) fizeram sua inscrição e, no palco, desfilaram simpatia e talento para o público, mas especialmente para o corpo de jurados, formado por colaboradores do Ceste, representantes da Prefeitura de Aguiarnópolis e da Associação de Barraqueiros do município.

Os finalistas do concurso foram os estudantes de Estreito (MA) Aline Martins e Caique Fernando, ambos de 17 anos, que além da faixa ganharam brindes do Ceste, contendo bolsa, camisa vip, protetor solar FPS 30 e squeeze.

Show

Por volta das 17h30, os músicos da banda cearense Anjo Azul, contratados pela Prefeitura de Aguiarnópolis, começam a ocupar o palco e prepará-lo para o trio de cantores que comandou a animação das milhares de pessoas que ficaram na praia mesmo depois do por do sol.

Para o prefeito de Aguiarnópolis, José Rubens Cabral, a abertura da temporada da Ilha Cabral foi um sucesso. “E certamente, o apoio do Ceste foi muito importante para que alcançássemos este resultado”, comemorou.

“Tem sido uma atitude permanente do Ceste incentivar ações que valorizem e incentivem a cultura, os hábitos das pessoas que estão nos municípios onde hoje estamos inseridos”, assegura a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani. Ela acrescenta que associado a isso, a preocupação com a educação ambiental é permanente nas ações que envolvem grandes públicos. “Por isso, distribuímos lixeiras e sacos de lixos aos barraqueiros e para tornar as praias mais belas, guarda-sol”, diz.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ UHE Estreito