Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Procon do Tocantins repassa para os consumidores que o DPDC - Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor e a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária disponibilizou para a população um boletim com recomendações para que os consumidores saibam identificar medicamentos verdadeiros.

O Boletim classifica dois elementos de segurança em uma embalagem de medicamentos: a ‘raspadinha’ e o lacre. A ‘raspadinha’ fica numa das laterais da embalagem e possui uma tinta reativa que não descasca e ao ser friccionada com objeto de metal expõe a palavra ‘qualidade’ ou a logomarca da empresa fabricante.

O Procon lembra que em hipótese nenhuma os consumidores devem comprar medicamentos em camelôs ou feiras. O local seguro para se adquirir medicamentos são as farmácias e drogarias, que são credenciadas e possui pessoas capacitadas para atender a população. O Procon também ressalta aos consumidores que evitem adquirir medicamentos sem a receita médica e na compra do produto, exija sempre a nota fiscal.

Nas embalagens dos medicamentos devem constar informações como: nome comercial do medicamento, número do lote, data da fabricação, telefone do SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, nome do fabricante e nome, endereço e CNPJ do detentor de registro no Brasil.

Conforme o Boletim, muitos medicamentos falsificados contém erros de ortografia. É necessário que o consumidor fique atento e procure o que é melhor para a sua saúde.

Produtos com suspeitas de irregularidades devem ser denunciados à Vigilância Sanitária mais próxima ou pelo e-mail: ouvidoria@anvisa.gov.br. O Boletim está disponível para os consumidores no site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br, link Direito do Consumidor.

Uma das atribuições do Procon é orientar os consumidores para que sejam conscientes dos seus direitos. O Procon é um órgão de defesa do consumidor ligado a Secretaria da Cidadania e Justiça.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Procon