Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcelo de Deus

Depois de reunião com o candidato ao governo pela coligação “Força do Povo”, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), na manhã desta segunda-feira, 12, os prefeitos petistas definiram as metas de apoio à candidatura governista ao Palácio Araguaia. Na ocasião, os prefeitos aproveitaram para conhecer e se interar das propostas eleitorais elaboradas pela coligação do governador.

No ato, ficaram definidas as metas de apoio e o auxílio no ajuste entre as propostas de PMDB e o recém integrado PT. “Nós nos propomos a ajudar a montar a proposta”, informou o prefeito de Colinas do Tocantins, José Santana Neto (PT)

O prefeito Santana afirmou ainda que desde que o partido definiu ser base aliada de Gaguim nas eleições deste ano, os prefeitos ainda não haviam tido a oportunidade de se reunirem com o governador para planejar os apoios dentro dos municípios. “Nós combinamos como faríamos isso”, completou.

Salomão avalia positivamente a reunião

O prefeito de Dianópolis, José Salomão (PT), afirmou que a reunião foi bastante positiva no sentido de conciliar as propostas do PT e PMDB. O prefeito ainda afirmou que o encontro serviu para que os prefeitos conhecessem os projetos da coligação governista. “Nós tivemos conhecimento mais aprofundado dos projetos do governador”, completou.

Salomão afirmou ainda que depois da reunião com o candidato do PMDB, os prefeitos fecharam apoio total à candidatura de Gaguim. “Firmamos apoio irrestrito ao governador”, informou.

Ausência de Raul

Uma das faltas sentidas na reunião entre os prefeitos do PT e o governador Carlos Gaguim foi a do prefeito de Palmas, Raul Filho. De acordo com José Santana, o prefeito da capital não pode comparecer ao encontro por estar em Brasília reunido com o ministro do planejamento, para discutir questões do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com Santana, em Julho de 2010, Palmas teve “um dos menores índices do FPM no País”.

Disputas internas do PT

Depois de fortes disputas internas no PT do Tocantins, desde a retirada da candidatura do ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão ao governo do Estado e de sua aliança á coligação do governador Gaguim, ficou uma indefinição quanto à participação do prefeito de Palmas na campanha governista. No entanto, os prefeitos foram unânimes ao informar que acreditam na completa adesão de Raul Filho na campanha da “Força do Povo”.

De acordo com o prefeito de Colinas, essa questão, no entanto, não foi debatida entre os gestores municipais e o governador. “Isso é questão interna do partido”, informou.

Santana afirmou ainda que o novo presidente regional do PT, Herlan Torres, é quem ficará com a tarefa de reunificar o PT para a campanha deste ano. José Santana afirmou ainda que todas as diferenças serão superadas e que “todos os prefeitos vão apoiar o Paulo Mourão”, agora, candidato ao senado.