Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Marcio Vieira

O governador Carlos Henrique Gaguim recebeu, na manhã desta sexta-feira, 16, no gabinete do Palácio Araguaia, representantes da empresa brasileira Etanalc, que começa a implantar usinas termoelétricas no Tocantins. O projeto inicial da empresa prevê as primeiras instalações de subsidiárias nos municípios de Pedro Afonso, Guaraí e Colinas, que produzirão energia a partir do etanol. Acompanhado por alguns secretários do governo, o governador se mostrou otimista com o que ouviu do presidente e de um grupo de diretores, membros e investidores, inclusive estrangeiros, da Etanalc durante a audiência.

“O governo do Estado está de portas abertas para projetos que se proponham a trazer melhorias para o Tocantins. Este, da Etanalc, é fruto de conversas antigas, de um longo tempo de estudos e negociações. Por demonstrar que trará barateamento da energia, emprego para a população e, assim, desenvolvimento, queremos muito este grupo investindo no nosso Estado”, declarou o governador.

Segundo o fundador e presidente da Etanalc, Áureo Luiz de Castro, o Tocantins é o estado que se desenvolve com maior velocidade no Brasil, e que a logística da região permite que diversos investimentos sejam concretizados com sucesso. “A localização geográfica e os projetos ferro e hidroviários são grandes atrativos aqui no Estado, por isto tanto investimento e desenvolvimento. Aqui, nós já possuímos cerca de 700 mil hectares em parcerias no projeto, e a implantação das nossas subsidiárias soma um capital de empreendimento de 1 bilhão e 350 mil dólares, que proporcionará energia barata e, também, qualificação da mão-de-obra tocantinense”, afirmou Áureo de Castro.

 

Fonte: Secom