Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Polícia Militar do Tocantins, através da Coordenação Estadual do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), realiza entre os dias 2 a 5 de agosto, o Curso de Patrulheiros Escolares. O evento acontece no Turim Palace Hotel em Palmas, no período de 07h30 as 20h. Participarão da instrução 62 policiais militares de diversas Unidades da Polícia Militar do Estado.

O curso, com carga horária de 45 horas/aula, tem a finalidade de formar policiais para atuarem como patrulheiros, realizando policiamento nas escolas. Esta modalidade de policiamento já existe nas cidades de Palmas e Guaraí e, a partir deste curso, será aperfeiçoada e implantada nas cidades do Tocantins com população acima de 20 mil habitantes.

A nova modalidade de Patrulhamento Escolar oferecida pela PMTO funcionará com a padronização das ações e contará com uma Coordenação Geral, a cargo da Capitã PM Wélere Gomes Barbosa. O policiamento será feito através de escalas de serviço com viaturas caracterizadas da Patrulha Escolar, tanto nas escolas públicas quanto particulares.

Os militares envolvidos atuarão principalmente na orientação a alunos com problemas de indisciplina, acompanharão a rotina das escolas, mantendo estreito relacionamento com os diretores, além de realizarem policiamento preventivo e repressivo no perímetro escolar.

Dentre as disciplinas abordadas na instrução, estão Psicologia da Criança e do Adolescente, Gestão de Relacionamentos, Fundamentos da Patrulha Escolar, Uso de Arma de Fogo em Ambiente Escolar, dentre outras. O curso será ministrado por três instrutores da Polícia Militar do estado de Pernambuco e um instrutor da Polícia Militar do Paraná.

A Formatura desta primeira turma de Patrulheiros Escolares acontece na sexta-feira (6), às 10h, no auditório do Quartel do Comando Geral da PM, em Palmas, e contará com a presença do Comandante Geral da PMTO – coronel Benvindo Sousa Sobrinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ PM