O total de famílias palmenses endividadas atingiu em julho o patamar de 42,7%, o que representa uma queda de 32,8 pontos porcentuais em relação aos 75,5% registrados em janeiro. Os dados são da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) divulgada pela Fecomércio Tocantins e Confederação Nacional do Comércio (CNC).
A avaliações foram realizadas na última semana de junho e correspondem ao momento atual e até seis meses à frente.
Inadimplência
Apesar da queda do endividamento entre os consumidores é importante ressaltar que o número das famílias que não terão condições de quitar seus débitos neste período cresceu quatro pontos percentuais. Outro dado que difere das publicações anteriores é em relação aos tipos de dívidas. Desde janeiro, quando a pesquisa foi lançada, o número de endividamento por carnês era o mais crescente. Em julho, este índice caiu 13,9 pontos percentuais, perdendo para o cartão de crédito, que apontou crescimento de 16,2 pontos percentuais em relação ao mês passado.
A pesquisa destaca que 55,9% das famílias endividadas em julho já estão comprometidas com dívidas anteriores. Um crescimento de 10,7 pontos percentuais comparado ao mês de junho. O quadro abaixo mostra a resposta obtida quando as famílias foram questionadas se terão condições de pagar suas dívidas ainda este mês. O resultado aponta uma disparidade relevante em relação ao mês passado, quando 36,2% disseram que teriam condições de pagar totalmente, contra 24,3% que não teriam condições de quitar seus débitos.
Intenção de consumo
Os dados da pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) divulgados pela Fecomércio Tocantins e Confederação Nacional do Comércio (CNC), indicou uma leve baixa na passagem de um mês para o outro, passando de 145,2 para 143,2 pontos.
A pesquisa é composta por sete itens, sendo eles o de emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, acesso ao crédito, nível de consumo atual, perspectiva de consumo e momento para duráveis. Abaixo de 100 pontos, o índice revela uma percepção de insatisfação e, acima deste patamar, indica satisfação, que pode chegar a 200 pontos.
Variações
De acordo com a ICF, dos sete itens, três apresentaram variações positivas e o restante, negativas. Os destaques foram para a perspectiva de consumo (que teve um crescimento acentuado de 25,2 pontos percentuais em relação ao mês anterior) e os gastos com bens duráveis. Em junho esse item teve a pior queda do semestre, mas voltou a subir timidamente com apenas 0,3 pontos percentuais em julho.
Outro índice que se destaca é o acesso ao crédito. Segundo a pesquisa, ele diminuiu 17,5 pontos percentuais, o segundo menor índice do semestre, perdendo apenas para o mês de abril. No mês passado, este item indicou crescimento de 8,2 pontos percentuais. O crédito facilitado é um dos motivadores do consumo, mas também do endividamento e da inadimplência.
As duas pesquisas (PEIC e ICF) foram realizadas em Palmas, com mais de 500 famílias entrevistadas. A margem de erro dos resultados é de 0,035 sob o nível de confiança de 95%.
Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Fecomércio