Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tudo pronto para o início da 31ª Romaria do Senhor do Bonfim e a 4ª ExpoTabocão, eventos que juntam religiosidade e valorização da cultura em um único local. A organização é da Prefeitura Municipal e do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, com apoio de várias empresas privadas. Estão sendo investidos cerca de R$ 500 mil na infraestrutura do Santuário do Senhor do Bonfim e na contratação de atrações artísticas. O intuito é proporcionar diversão, conforto e segurança aos participantes.

Segundo o prefeito da cidade, João Cirino, a expectativa é que um público de 80 mil pessoas visite o município durante os 11 dias de festividade, contribuindo para o impulso da economia local.Os dois eventos começam nesta sexta-feira, 6, a partir das 19h30, com a Missa da Paz.

Dentro da programação cultural acontecem shows com o paraibano Diney Alves, um dos grandes nomes do sertanejo romântico, e Wanderlei dos Teclados, com o melhor do forró. No sábado, 7, a missa terá como temática “A transfiguração do Senhor”. Na programação festiva acontece a escolha da Miss ExpoTabocão 2010. Em seguida se apresenta a dupla Américo Brasil e Jana Mel.

Fechando a noite, será realizado show de um dos artistas mais carismáticos do Brasil: o pernambucano Reginaldo Rossi. Com 46 anos de carreira, o artista deve sacudir o público ao som de sucessos como “Garçom”, “A Raposa e as Uvas”, entre outros hit’s. Já no domingo, 8, a programação começa logo cedo, às 8h, com a Cavalgada do Senhor do Bonfim, considerada uma das maiores da região Norte do Brasil. São esperadas comitivas de várias cidades tocantinenses.

Os participantes irão percorrer as ruas e avenidas de Fortaleza do Tabocão antes de seguirem para o Santuário do Senhor do Bonfim. A noite acontece missa com o tema “Dia do Senhor”. Logo após, acontece a escolha da Miss ExpoTabocão Mirim 2010, seguidos de shows das Bandas Ravelly e Skema 5.

Programação diversificada

Estão previstas missas todos os dias, batizados, novenas, casamentos e o ponto alto da Romaria: a procissão que será realizada dia 15 de agosto.

Os romeiros sairão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e vão percorrer cerca de 1,6 km até o Santuário do Senhor do Bonfim, onde uma grande missa será realizada. Léo Magalhães, Eliane Camargo, Só Modão, Maida e Marcelo, Gata Furacão, Grupo Kente, entre outras atrações nacionais e regionais, vão animar o público. Outro destaque é o rodeio em touros e cavalos com distribuição de vários prêmios, que começa dia.

Os visitantes também poderão conferir o melhor da culinária regional no restaurante central ou em um dos 30 bares e lanchonetes, e adquirir produtos diversos comercializados pelos 30 vendedores ambulantes que irão trabalhar durante a festa. Outro atrativo é um parque de diversões completo. A segurança será garantida pelas Polícias Militar e Civil.

Localização

Fortaleza do Tabocão está localizado às margens da BR-153, na região Centro-Norte do Tocantins. Com cerca de 3 mil habitantes, a economia do município gira em torno da agricultura, pecuária, agricultura familiar, pecuária leiteira, serviço público. Conta com um grande gerador de trabalho o Posto Tabocão.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fortaleza do Tabocão