Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Centenas de pessoas foram às principais ruas e avenidas de Fortaleza do Tabocão, na manhã deste domingo, 7, para acompanhar a 4ª edição da Cavalgada do Senhor do Bonfim, evento que faz parte da programação da 4ª ExpoTabocão e da 31ª Romaria do Senhor do Bonfim.

Os organizadores registraram a participação de cerca de 400 cavaleiros e amazonas, além de várias carroças e carros de boi, totalizando a participação de aproximadamente mil pessoas de comitivas da cidade e dos municípios de Guaraí, Pedro Afonso, Rio dos Bois e Colméia.

Segundo o prefeito do município, João Cirino, a cavalgada valoriza e resgata a vida rural da região, com as comitivas, as montarias, os carros de bois e carroças e o seu personagem principal: o homem do campo.À frente dos cavaleiros e amazonas, os integrantes da comissão de frente conduziram as bandeiras do Brasil, do Estado do Tocantins, do Município de Fortaleza do Tabocão e do Sindicato Rural.Uma das pessoas que foi às ruas para ver a passagem dos cavaleiros foi o músico pedroafonsino Reinaldo Sodré. “É uma diversão saudável que mostra a cultura da região, com a pecuária e a agricultura”, comentou.

Já o comerciante Silas Carvalho, morador de Guaraí, foi a cidade pelo terceiro ano consecutivo e elogiou a organização do evento. “Foi tudo muito organizado. É bom ver que ainda se preserva a cultura regional”, disse Carvalho, que estava acompanhado de um grupo de 20 pessoas, entre familiares e amigos.No ponto final da cavalgada, no Santuário do Senhor do Bonfim, um churrasco foi servido aos participantes. O presidente do Sindicato Rural de Fortaleza do Tabocão, Ercílio Santarenha, informou que o evento transcorreu sem incidentes graves e contou com uma participação acima da esperada.

Programação diversificada

A 31ª Romaria do Senhor do Bonfim e 4ª ExpoTabocão iniciaram na sexta-feira, 6, e prosseguem até 15 agosto, no Santuário do Senhor do Bonfim, em Fortaleza do Tabocão. Dentro da programação estão previstas missas todos os dias, batizados, novenas, casamentos e o ponto alto da Romaria: a procissão que será realizada dia 15 de agosto.

Os romeiros sairão da Igreja Nossa Senhora Aparecida e vão percorrer cerca de 1,6 km até o Santuário do Senhor do Bonfim, onde uma grande missa será realizada.Na noite desta segunda-feira, 9, acontece show com Léo Magalhães, um dos grandes nomes do sertanejo romântico.

Outra atração será o grupo Forrozão DR e Companhia, com o melhor do forró. Ainda estão previstos shows com Eliane Camargo, Só Modão, Maida e Marcelo, Gata Furacão, Grupo Kente, entre outras atrações nacionais e regionais. Outro destaque é o rodeio em touros e cavalos com distribuição de vários prêmios, que começa na noite desta terça-feira, 10.

Os visitantes também pode apreciar o melhor da culinária regional no restaurante central ou em um dos 30 bares e lanchonetes, e adquirir produtos diversos comercializados pelos 30 vendedores ambulantes que irão trabalhar durante a festa. Outro atrativo é um parque de diversões completo. A segurança será garantida pelas Polícias Militar e Civil.

Localização

Fortaleza do Tabocão está localizado às margens da BR-153, na região Centro-Norte do Tocantins. Com cerca de 3 mil habitantes, a economia do município gira em torno da agricultura, pecuária, agricultura familiar, pecuária leiteira, serviço público. Conta com um grande gerador de trabalho o Posto Tabocão.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Fortaleza do Tabocão