Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador e candidato à reeleição pela Coligação Força do Povo, Carlos Gaguim (PMDB ) falou sobre suas principais propostas para seu próximo governo, nesta quarta-feira, 11, durante entrevistas exclusivas para os programas 30 minutos nas ondas do Rádio com Helder Peixoto, na rádio 96 FM, e 30 minutos com Helder Peixoto, na Redesat, em Palmas.

Nas duas entrevistas, Gaguim respondeu a perguntas do apresentador Helder Peixoto sobre Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação, temas definidos em reunião com representantes da coligação.

Na Segurança, por exemplo, Gaguim destacou os investimentos na valorização dos profissionais, equipamentos para as polícias Militar e Civil, caminhões e equipamentos modernos para o Corpo de Bombeiros. “Além disso, vamos construir um pacto pela paz, com as igrejas, com os jovens, para que, juntos com o governo, possamos diminuir a criminalidade e acabar com o tráfico de drogas, com o crack, essa droga que está espalhada pelo Brasil”, afirmou.

Habitação

Na área da Habitação, Gaguim disse que vai trabalhar para construir entre 30 e 40 mil casas; na área do Meio Ambiente, a preservação ambiental de 50% do território do Estado. “Vamos fazer a ZPE (Zona de Processamento e Exportação) de Araguaína, o Porto de Praia Norte, o entreposto da Zona Franca de Manaus. Vamos levar mais uma indústria de cimento à região sudeste, assim como fizemos em Xambioá; a nossa Hidrovia, e vários outros projetos que vão gerar milhares de empregos para o nosso povo”, explicou Gaguim.

Saúde

Na área da Saúde, Gaguim adiantou que fará a revisão do PCCS dos profissionais do setor, construir dois grandes hospitais de referência (em Araguaína e Gurupi), bem como as Clínicas da Mulher nos 139 municípios tocantinenses, e investir mais em ambulâncias para os municípios. Estão sendo investidos em aquisição de ambulâncias no Estado R$ 10,8 milhões.

Gaguim também adiantou que vai construir em Palmas o Hospital do Câncer para crianças e também investir na qualificação do profissional médico, ações nas quais, segundo Gaguim, os prefeitos terão participação especial. Ainda na área, o candidato disse que investirá em saneamento, com água tratada para todos os municípios tocantinenses.

Educação

Questionado sobre as propostas para a Educação, Gaguim disse que já está fazendo uma transformação no setor. “Estamos entregando dois ônibus para cada município, vamos instalar ar-condicionado nas escolas, entregar computadores (cerca de 12 mil unidades) para os professores, revisar o PCCS da categoria e mais: vamos construir 50 Escolas de Tempo Integral no Estado, além de oferecer ensino gratuito através da Unitins. “Nos próximos 4 anos vamos disponibilizar de 8 a 10 mil vagas para estudantes na Unitins”, disse. O candidato fez questão de ressaltar que o Estado tem um planejamento para os próximos 30 anos e que o futuro já começou.

Em suas considerações finais, disse que o Tocantins não precisa do ódio e nem da perseguição. “Nada disso tem importância, nós precisamos é de amor“. E concluiu: “Eu preciso do seu voto e do seu apoio”. Gaguim também pediu o apoio dos eleitores para os candidatos da Coligação Força do Povo e para a presidenciável Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula, parceiro de Carlos Gaguim.

Da Redação com informações da Assessoria de Imprensa/ Força do Povo