Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Líder Internacional de Desenvolvimento do Ambiente Virtual Chamilo, Yannick Warnier virá ao Tocantins na próxima quinta-feira, 19, para participar do II Ciclo Interdisciplinar de Estudos da Unitins – Fundação Universidade do Tocantins.

Aberta ao público em geral, a palestra “O Estado Natural do Software: Livre”, que será proferida por Warnier, marcará a abertura oficial da programação. A palestra acontecerá às 19 horas, de quinta-feira, no auditório da Unitins, em Palmas.

O II Ciclo abordará a temática dos softwares livres e terá palestras, capacitação com docentes da Unitins e aula inaugural com os alunos do Curso presencial de Sistemas de Informação.

Organizado pela Coordenação do Curso presencial de Sistemas de Informação, o evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Graduação e do curso à distância de TADS - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“Além da realização de uma aula inaugural com um profissional de destaque internacional na área de Tecnologia da Informação, esse evento também visa a consolidação do grupo de Suporte e Desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem Chamilo na Unitins, abrindo oportunidade de estágio e intercâmbio para acadêmicos e professores da Instituição”, ressaltou o integrante da equipe organizadora, Igor Yepes.

A equipe também ressaltou que a partir desse contato, a Unitins passará a integrar a comunidade internacional de desenvolvimento da Plataforma Chamilo. “Já contribuímos com a tradução da nova versão para o Português e com a correção de alguns problemas do sistema”, explicou o professor Marco Antonio Firmino de Sousa, responsável pelo suporte.

Sobre o Chamilo

Chamilo significa “camaleão” e é um novo projeto open source e-learning e plataforma de colaboração. Tem o intuito de ser um sistema que se adapte em qualquer tipo de projeto educacional ou empresarial. Projetado com base no antigo Dokeos (outro sistema de e-learning), está em sua fase final de desenvolvimento, trazendo muitas ferramentas integradas, um poderoso sistema de rede social que pretende aumentar a comunicação entre alunos e professores.

Perfil Yannick Warnier

É engenheiro de Software pela “Université libre de Bruxelles”, líder Técnico e Coordenador Latino-americano da Chamilo Association. Wanier também é diretor e proprietário da BeezNest Latino (Perú) e Gerente de Serviços Web e proprietário da BeezNest (Bélgica).

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Unitins