Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), foi o único a comparecer ao debate entre os governadoriáveis promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) em parceria com a Fundação Unirg. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 25, em Gurupi.

O candidato Siqueira Campos (PSDB) não compareceu nem justificou a ausência, segundo a organização, que considerou a atitude um “desrespeito aos estudantes, à entidade e ao povo tocantinense”, disse o presidente do DCE, Domingos Rodrigues.

Segundo informações da Assessoria de Imprensa do candidato ao Senado, Vicentinho Alves (PR), Siqueira estava participando de reuniões na região Sul de Palmas ao invés de ir para o debate.

Mesmo lamentando a ausência de seu concorrente, Carlos Gaguim marcou presença e colocou-se à disposição para responder questionamentos em todas as áreas. “Tenho um plano estratégico para nosso Estado e estou aqui para debater com a sociedade”, disse o candidato.

Gaguim esclareceu aos acadêmicos presentes no auditório da Unirg e aos que assistiram em dois telões na parte externa, que tem projeto para a construção de um grande hospital em Gurupi. Segundo Gaguim, o empréstimo já está aprovado pelo BNDES na ordem de R$ 150 milhões. “Nossos estudantes merecem fazer residência aqui no Tocantins. Nossa meta é capacitar os profissionais dentro do Estado e lotá-los nas cidades do interior do Tocantins”, afirmou Gaguim.

Importância Política

Gaguim frisou a importância política de Gurupi no contexto estadual, que hoje possui quatro secretários de Estado e cerca de 40 convênios com diversas entidades beneficentes e esclareceu as dificuldades de realizar convênio com a prefeitura local. “Quero fazer convênios com a prefeitura, mas atualmente ela está inadimplente e não pode receber recursos através de convênios”, declarou Gaguim.

Parceria Unirg

Questionado sobre as parcerias com a instituição, Gaguim declarou que as portas do Governo estão abertas e salientou a importância da Unirg na formação profissional. Gaguim informou aos estudantes a realização de convênio entre o Governo e a prefeitura para a construção de novo campus. “Em nossa gestão já quitamos quase R$ 2 milhões referentes a esse convênio”, esclareceu Gaguim.

Tributos

Dentre as perguntas da plateia, Gaguim teve a possibilidade de dizer que o Tocantins é o Estado que mais teve novas empresas abertas nos últimos nove meses em virtude dos incentivos fiscais. “No Tocantins, os consumidores de baixa renda não pagam imposto sobre a energia elétrica. Os pequenos produtores rurais e os investidores enquadrados no Proindústria também não pagam ICMS sobre a energia”, afirmou Gaguim

Concurso e Proeducar

Gaguim também respondeu sobre o concurso do Quadro Geral. “Essa é uma questão da Justiça e eu tenho que ter essa responsabilidade, mas após as eleições vamos realizar mais concursos, nossa meta é ter 70% de concursados e 30% de comissionados”, disse Gaguim.

Sobre o Proeducar, Gaguim disse que a Unirg detém 30% das bolsas em relação a todo o Estado, mas que após um estudo criterioso é possível discutir melhorias para o programa de bolsas de estudo do Governo.

Importância do debate

Gaguim finalizou reforçando as ações do Governo na área da educação como o investimento nos profissionais do setor, na infraestrutura das escolas e na atração de investimentos para abertura de oportunidades para os profissionais formandos no Tocantins.

Gaguim reiterou a importância da realização do debate e disse estar disposto a comparecer a todos os debates para discutir com a sociedade seus projetos para o Tocantins.

(Matéria atualizada às 08:28 min)

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Força do Povo