Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Trinta empresas do segmento gráfico serão beneficiadas com o Programa de Gestão Empresarial, encabeçado pelo Sindicato das Indústrias Gráficas do Tocantins - Sigto, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto, e Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Micro Empresa - Sebrae. O lançamento ocorreu na noite desta terça-feira, 24, na sede da Fieto, onde empresários e representantes das instituições destacaram a importância do projeto - que é inédito para o setor - e se confraternizaram após a cerimônia.

O Sebrae, ao explicar a aceitação de ser o patrocinador do Programa, afirmou ter levado em conta a aderência da proposta e porque ela tem a cara do órgão. “Esse é o início de um relacionamento que a gente esperar não ser só até dezembro, mas que seja de três, quatro anos”, disse Paulo Massuia, superintendente do Sebrae. Para proposta como a do Sigto, Massuia afirmou que não faltam recursos.

Roberto Pires, presidente da Fieto, elogiou o desempenho dos trabalhos do Sindicato das Indústrias Gráficas na melhoria do setor. Para ele, trata-se de um exemplo de boa administração e que tem buscado por inovações. “Esse segmento já foi muito sacrificado desde o início da criação do Estado e o que pudermos fazer na Federação para reverter esse quadro nós faremos”, reconheceu.

Detalhes

O Programa de Consultoria será executado em quatro módulos pelo professor e consultor Jairo Bogado, contratado pelo Sigto. Em setembro, Jairo dará início a um diagnóstico sobre a situação das empresas participantes. Nos meses de outubro e novembro executará a capacitação do empresariado. Os benefícios vão chegar na forma de orientações nas áreas administrativas, gestão de marketing, atendimento, vendas, concorrência, entre outros. “O que se busca é o fortalecimento do segmento através da melhoria de gestão”, afirma Jairo Bogado. “Temos pregado que é preciso deixar de lado a visão de dono de empresa gráfica e se transformar de fato em empresário, olhando diferente o mercado e a própria empresa”, completou.

Para o presidente do Sigto, Sérgio Tavares, o projeto era desafiador no início, quando buscava o apoio financeiro do Sebrae e da Fieto. “Entretanto”, afirma, “superado tudo isso, agora vejo que o desafio é a execução e manutenção dessas atividades”. Para o presidente, as famílias dos trabalhadores no setor serão as maiores beneficiadas com o resultado do projeto. “Uma vez que as empresas tendo estrutura, crescimento e sustentabilidade, terão condições de contratar mais pessoas e dar mais estabilidade àqueles que já estão atuando”, acrescentou.

O empresário Agnaldo Manoel da Silva, um dos beneficiados com o Programa de Consultoria, diz não ter dúvida do resultado positivo que o segmento terá com esta ação. “Vai fazer com que melhoremos a cada dia o atendimento ao cliente e a gestão empresarial”, destacou.

Fonte: Assessoria de Imprensa