Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A Diretoria Regional da Defensoria Pública do Tocantins em Araguatins já prestou, somente neste mês de agosto, 376 atendimentos nos 11 municípios abrangidos pelas três Comarcas integrantes da unidade. Até esta quarta- feira, 25, dos atendimentos realizados, 271 foram feitos pela Comarca de Araguatins, 73 pela de Augustinópolis e 32 pela Comarca de Axixá do Tocantins.

A previsão é que até o final de agosto sejam prestados mais de 450 atendimentos na Diretoria. Na Comarca de Augustinópolis, a média mensal chega a 200 atendimentos.

Segundo a diretora da Defensoria Pública em Araguatins, Elydia Leda Barros Monteiro, o atendimento ao público é a mais importante área de atuação do Defensor Público na região. “Aqui, notamos que nossos assistidos são carentes de informações simples para assegurar direitos básicos. Por isso, muitos dos problemas da comunidade se resolvem com um atendimento.

Entretanto, caso não houvesse a Defensoria Pública atuante na região, as pessoas estariam sem esse mecanismo de acesso não apenas ao atendimento jurídico-processual, mas, sobretudo de orientação sobre direitos para a solução efetiva dos problemas”, ressaltou a diretora acrescentando que a intenção dos Defensores Públicos que atuam na Diretoria é investir mais tempo no desenvolvimento de ações educativas e informativas para a população das três Comarcas, não apenas para solucionar conflitos já existentes, mas para evitar a ocorrência destes.

Diretoria Regional

A Diretoria da Defensoria Pública em Araguatins é composta por três Comarcas: Araguatins, Augustinópolis e Axixá. São abrangidas pela Comarca de Araguatins as cidades de São Bento do Tocantins e Buriti do Tocantins. Integram a Comarca de Augustinópolis os municípios de Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, São Sebastião do Tocantins e Sampaio. Já a cidade de Sítio Novo do Tocantins faz parte da Comarca de Axixá.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Defensoria Pública