Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas do Tocantins – CEAD, fecha o mês de agosto com bons resultados, neste mês o CEAD conseguiu que mais municípios criassem seu COMAD - Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e que pessoas do Tocantins participassem de capacitação em outros estados em projetos que são referência na prevenção às drogas. A informação é da Secretaria da Cidadania e Justiça.

Em agosto foram criados os Comads de Aliança do Tocantins, Colinas do Tocantins, Peixe, Tupirama e Guaraí. Estes dois últimos empossam seus conselheiros nesta segunda-feira, 30, e amanhã, respectivamente. Em diversos municípios tocantinenses já existe uma movimentação pró conselho e seus prefeitos estão buscando orientação para a criação do Comad.

O presidente do CEAD, Carlos Alberto Dias de Moraes, lembra que o Conselho tem estado presente a todas as posses dos Comads e que essas ações são fruto da articulação do Conselho Estadual que tem procurado mobilizar os prefeitos na criação do órgão. Ele lembra ainda que uma das dificuldades apontadas pelos prefeitos para implantação do Conselho Municipal é a falta de recurso para mantê-lo, porém, lembra que esta deficiência será superada uma vez que a SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas disponibiliza recursos para o funcionamento dos Comads, por meio da Lei 12.219 de março de 2010.

Outras ações realizadas neste mês dizem respeito a capacitação para trabalhar com dependentes químicos. Os voluntários do Grupo Amor Exigente de Palmas, Sergio Bastos e Wilma Basilio foram a Campinas - SP para uma capacitação que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 e que visou preparar líderes para comandar grupos de jovens dentro do grupo.

Também participarão de capacitação as conselheiras Sarah da Silva Marinho e Suellen Coelho Nunes Garcia que são do Comad de Araguaína. Elas foram para o interior de São Paulo, onde participarão de uma capacitação promovida pela Comunidade Lua Nova que trabalha com adolescentes e jovens grávidas em situação de risco, como o uso de drogas. Durante uma semana, as jovens tocantinenses entenderão como funciona a comunidade e de que modo poderá funcionar uma unidade deste tipo no Tocantins.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria da Cidadania e Justiça