Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Serviço Social da Indústria do Tocantins – SESI realiza no dia 18 de setembro, o 1º Seminário Mobilizar de Saúde e Segurança no Trabalho. O evento acontece no auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, em Gurupi, de 8h30min às 17 horas.

O encontro é voltado para empresários, profissionais de Saúde e Segurança no Trabalho - SST, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e acadêmicos. Palestras, apresentação de cases e mini-cursos serão oferecidos para promover a atualização, conscientização, divulgação e discussão sobre temas relacionados à área de SST.

Os objetivos são a conscientização, divulgação e discussão de temas atuais da área de Segurança e Saúde do Trabalho. “Nossa intenção é produzir e difundir conhecimento, a fim de fomentar a incorporação do tema na elaboração e gestão de políticas que visem o desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico e promoção da qualidade de vida das famílias”, explica Salviano Martins, gerente do Sesi Gurupi.

Segundo Paulo Sirqueira, da Saúde e Segurança no Trabalho do Sesi Gurupi, o acidente do trabalho dentro da empresa traz impactos trabalhistas, tributários, civis e penais para o empregador, além de sérias consequências para a vida do trabalhador. “Conscientizar o empregador para a prática das Normas Regulamentadoras - NRs evita acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como também multas por parte do MTE que é o órgão fiscalizador”, observa Paulo.

O Serviço Social da Indústria - Sesi é um aliado das empresas interessadas na prevenção destes males. Além de ações educativas e preventivas sobre acidentes de trabalho no seu próprio ambiente, o Sesi disponibiliza médicos do trabalho, engenheiros do trabalho e técnicos em segurança. “O Sesi atua nesse setor há mais de 60 anos. Muitos problemas e acidentes são evitáveis com pequenas mudanças na rotina do trabalho. Esse evento servirá de alerta para que empresários e funcionários estejam atentos quanto à segurança e o bem-estar,” destaca João Roberto Branício, agente de mercado do Sesi Gurupi.

As indústrias foram responsáveis por 40% dos 747.663 acidentes e doenças de trabalho registrados em 2008, em todo o Brasil, conforme dados dos ministérios da Previdência Social e do Trabalho e Emprego. E este índice tem aumentado. Em 2008, o número de acidentes cresceu 13% em relação a 2007 e 45% em relação a 2006.

O 1º Seminário sobre Segurança e Saúde no Trabalho apresenta as principais medidas destinadas a minimizar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como a proteger a integridade e a capacidade de trabalho dos colaboradores. Uma excelente oportunidade para a empresa e um benefício para o trabalhador. As vagas são limitadas e as pré-inscrições podem ser realizadas no período de 02 a 17 de setembro pelo site www.fieto.com.br/sst1 gratuitamente.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sesi