Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Plano de Governo lançado por Siqueira Campos (PSDB), em Gurupi, na manhã desta sexta-feira, 11, destaca a intenção do candidato a governador de promover uma total reestruturação na administração estadual, aproximando, em caráter permanente, os serviços públicos das pessoas de todas as regiões.

O documento apresenta a divisão do Tocantins em 18 regiões administrativas: cada uma delas funcionando como um polo de atendimento, com centro administrativo, hospital regional, ambulatório, farmácia popular, centro olímpico, escola técnica de tempo integral, centro profissionalizante e restaurante popular, entre outros serviços.

O mapa que apresenta a divisão administrativa do Estado foi chamado de “Mapa da travessia”, haja vista a intenção de Siqueira em fazer com que as pessoas migrem a uma classe social de um nível acima, a partir desta assistência por parte do Estado.

Além da divisão administrativa, o Plano destaca pontos como a ampliação do programa Pioneiros Mirins à zona rural, a volta dos programas Bacias Leiteiras e Lavouras Comunitárias, a criação do Banco Rural da Gente, ações rígidas de combate ao crack e assistência aos dependentes e a implementação do sistema multimodal de transportes no Estado.Mesmo apresentado formalmente,o Plano de Governo é não é documento finalizado, estando aberto a sugestões dos tocantinenses.

Acordo de Cidadania

Além de apresentar o plano, Siqueira Campos assinou com Gurupi um Acordo de Cidadania, assumindo o compromisso de realizar um conjunto de 10 obras e ações emergenciais e de grande impacto para a cidade.

O documento foi entregue a Siqueira pelo estudante de Direito, Roberto Bissolatti, que afirmou que o Acordo representa o sentimento do povo, a partir de demandas apresentadas pelos gurupienses em reuniões.

No Acordo de Cidadania constam metas como a construção de novo terminal rodoviário, de hospital geral e escola de tempo integral, revitalização do parque industrial, instalação de Agência de Fomento, incentivo à agricultura familiar, construção de pontes e casas populares, entre outras ações.

Siqueira Campos disse que é um compromisso seu, entre outras coisas, resolver estes problemas que são considerados emergenciais. Ele ressaltou a importância dos jovens estarem engajados na construção de um Estado melhor e disse ainda disse que o Tocantins não foi criado para ser governador com irresponsabilidade.

Assinado durante a campanha eleitoral pelo candidato a governador e tendo como testemunhas lideranças da comunidade, o Acordo de Cidadania será automaticamente transformado em compromisso de governo em 1º de janeiro de 2011, norteando as ações municipalistas do Estado deste o primeiro dia da nova gestão. Presenças

Participaram da solenidade de lançamento do Plano de Governo e da assinatura do Acordo de Cidadania os candidatos ao Senado, João Ribeiro e Vicentinho Alves, a senadora Kátia Abreu e diversas lideranças locais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Siqueira Campos