Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Marcus Vinicius

Foto: Marcus Vinicius

A Secretaria da Saúde de Palmas (Semus) vai capacitar profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), em Prática Corporal em Lian Gong, de 10 a 11 de setembro, a partir das 8 horas, na sala de reuniões da diretoria de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Habitação, à Quadra 402 Sul, Avenida Teotônio Segurado.

De acordo com Samuel Bonilha, titular da Semus, o objetivo é treinar multiplicadores para a criação de diversos grupos de Prática Corporal em Lian Gong, na Capital. “Essa terapia, em outras cidades brasileiras, como Belo Horizonte, por exemplo, vem dando excelentes resultados, na promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas” - Argumenta o secretário.

Postura e equilíbrio

Segundo Tiemi Kojo, fisioterapeuta responsável técnica pela Promoção da Saúde, os exercícios de flexibilidade, equilíbrio, resistência e coordenação visam a prevenção e o tratamento de inflamações nos tendões, lesões e dores no pescoço, ombros, pernas, decorrentes do uso excessivo ou incorreto do corpo, nas atividades diárias, e também visam prevenir e sanar doenças crônicas.

“A prática se caracteriza pela elegância nos movimentos, aparentemente simples, mas bastante vigorosos, pelo estímulo da concentração e melhora da postura corporal” - explica a especialista.

Lian Gong

O Lian Gong é um conjunto de exercícios desenvolvido na China, na década de 70, com a finalidade terapeutica e preventiva de saúde.

Jaime Kuk, será o professor de Lian Gong que dará o treinamento aos profissionais da Semus e vai atender a Imprensa no dia 10, às 16:30 horas, na área verde do local do evento.

Fonte: Ascop