Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Kleiber Arantes

Reunido com um público de 800 evangélicos da Sibapa – Segunda Igreja Batista de Palmas, neste domingo, 12, na Capital, o governador e candidato à reeleição, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), apresentou algumas propostas para o seu próximo governo e garantiu que a prioridade é melhorar os indicadores sociais e econômicos do Tocantins, com investimentos em saúde, educação e geração de empregos.

Falando sobre o que o funcionalismo público pode esperar de seu próximo governo, Carlos Gaguim lembrou que saiu candidato à reeleição também para defender os interesses dos servidores públicos, entre eles os mais de 21 mil comissionados, que estiveram ameaçados de demissão, devido a uma ação judicial do PSDB. “Graças a Deus, esses servidores não foram demitidos. Desde quando assumimos, enxugamos milhares de cargos e nomeamos os aprovados nos concursos públicos na Saúde e Educação”, disse.

Gaguim ressaltou que os tocantinenses não podem ser dependentes apenas do Estado, que a iniciativa privada também será a responsável por gerar vagas de trabalho. “Para isso estamos trazendo as indústrias, as empresas, para que as pessoas possam trabalhar também na iniciativa privada”, defendeu.

Saúde

Perguntado pelo pastor sênior da Sibapa, Walmir Andrade, sobre o que pretende fazer para melhorar a saúde no Tocantins, Gaguim foi enfático. “Temos um projeto para a Saúde, com a construção das Clínicas da Mulher, vamos transformar em referência o HGP, que hoje funciona como um grande pronto-socorro. Melhorar a saúde é também uma questão de planejamento e foi o que nós fizemos”, afirmou, lembrando que em seu governo já foram entregues mais de 100 ambulâncias para os municípios e hospitais.

Segurança

Sobre as ações na Segurança Pública, Carlos Gaguim lembrou os avanços que os policiais civis e militares obtiveram em sua gestão, com aumento salarial e pagamento de indenizações, e defendeu que os detentos precisam ser auto-sustentáveis. “Um preso hoje custa ao Estado 2.600 reais. Defendemos a privatização das penitenciárias, para que os presos possam se manter e gerar renda”, disse Gaguim.

Atração de investimentos

Sobre como fará para atrair mais investimentos privados para o Tocantins, o governador Carlos Gaguim falou sobre programas de incentivo, como o Proindústria e sobre o alto custo da energia elétrica no Tocantins. “A energia mais cara do país não foi o Gaguim que fez. Autorizaram a construção das usinas sem as eclusas e sem compromissos para tornar mais barata a energia”, pontuou.

O governador citou também a instalação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) de Araguaína, que vai gerar cerca de 20 mil empregos; o Porto de Praia Norte, na região do Bico do Papagaio; o entreposto da Zona Franca de Manaus e o alfandegamento do Aeroporto de Palmas como claros exemplos de atração de investimentos privados. “Avançamos nas exportações, mas precisamos investir na logística, com a ferrovia, a hidrovia e também com a duplicação da BR-153 de Talismã a Aguiarnópolis, além da duplicação das rodovias que dão acesso a Palmas”, concluiu Gaguim.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Força do Povo