Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Os deputados estaduais aprovaram no início da tarde desta terça-feira, 14, em sessão extraordinária da Assembleia Legislativatrês projetos enviados ao Poder Legislativo pelo governo do Estado. Entre eles, destaca- se o que autoriza o Poder Executivo a receber doação de terreno para a construção de um hospital em Gurupi.

De acordo com o deputado Júnior Coimbra (PMDB), presidente da Casa, esta matéria é de interesse de toda a população do Tocantins, em especial da região Sul do Estado. "Estamos trabalhando para ampliar a oferta de atendimento médico de média e alta complexidades, um serviço que é feito pelos hospitais nas cidades pólos mas que beneficia também a população dos municípios circunvizinhos”, ressaltou.

O parlamentar lembrou, ainda, que o Estado tem feitos grandes investimentos também na área de saúde preventiva e atendimento de baixa complexidade, e tem estimulado a permanência dos médicos nos municípios menores.

A relatora do projeto é líder do Governo, deputada Josi Nunes (PMDB). “É uma grande vitória para o povo daquela região”, disse.

O terreno, medindo 80.200m², fica localizado às margens da rodovia Belém-Brasília, no quilômetro 675.

Josi Nunes se mostrou bastante entusiasmada também com a aprovação da matéria que institui o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, do qual também foi relatora.

“É uma proposta de grande relevância já que o novo sistema vai permitir a criação de políticas públicas voltadas para a erradicação da fome, para a redução da desnutrição e para adotarmos novos modelos para a merenda escolar”, ressaltou. E acrescentou em seguida: “É importante enfatizar que não será uma ação privativa do Estado, uma vez que o Conselho será composto em dois terços por representantes da sociedade civil organizada e em apenas um terço de representantes do Governo”.

Os deputados aprovaram também o projeto que nomeia, em homenagem póstuma, o Posto de Fiscalização Estadual, no Município de Talismã, como Posto de Fiscalização Dorival Roriz Guedes.

Requerimento

Durante as sessões extraordinárias foi aprovado um requerimento de autoria dos deputados Eli Borges (PMDB) e César Halum (PPS) que pede ao Governo do Estado a criação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) para o quadro administrativo da Secretaria da Fazenda.

“Essa é uma luta antiga. Precisamos fazer justiça a esse importante segmento de servidores, que sempre foi comprometido com o trabalho”, defendeu Eli Borges.

Fonte: Ascom Assembleia Legislativa