Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou na última quinta-feira (16/9), no Diário Oficial da União (Seção 1, página 10), a lista final dos selecionados no Edital de Periódicos de Conteúdo Mais Cultura. As 12 publicações escolhidas vão compor o acervo de bibliotecas públicas. Ao todo o MinC investiu R$ 5,2 milhões para a aquisição de 7 mil assinaturas de cada uma das publicações.

A seleção pretende popularizar materiais de leitura, estimular o hábito da leitura e despertar o pensamento crítico, disponibilizando a populações urbanas e rurais, freqüentadoras de espaços culturais públicos, publicações com conteúdos diversificados e de qualidade. Por isso, as obras serão distribuídas a bibliotecas públicas, Pontos de Leitura, Pontos de Cultura e outros equipamentos e espaços culturais indicados pelo Ministério da Cultura. Devido à legislação eleitoral, as revistas só serão enviadas após as eleições.

Revistas, jornais e publicações de quase todas as regiões do país enviaram propostas ao edital. Ao todo foram 62 inscritos. Deste total, 12 foram contempladas – inicialmente seriam quatro, mas o edital previa a ampliação em caso de maior disponibilidade orçamentária.

Os periódicos que participaram do edital deviam, obrigatoriamente, desenvolver conteúdo sobre Cultura, Sociedade, Artes, Política e Economia, com ênfase mínima de 35% da publicação para Cultura e Artes. Além disso, tinham de oferecer um desconto de, no mínimo, 30% sobre o preço de assinaturas individuais.

Cada periódico foi avaliado por, no mínimo, dois integrantes da Comissão de Avaliação, que usaram como critérios a proposta editorial, a qualidade estética, o compromisso socioambiental e a repercussão da publicação.

Os periódicos que vão compor o acervo das bibliotecas e demais espaços culturais são: Brasileiros, Cult, Viração, Rolling Stone, Raça Brasil, Piauí, Carta na Escola, Jornal Rascunho, Fórum Outro Mundo em Debate, Le Monde Diplomatique Brasil, Caros Amigos e Almanaque Brasil de Cultura Popular. O resultado final não cabe interposição de recursos.

Visando fomentar e contemplar outras publicações, o Ministério da Cultura irá lançar, através do Fundo Nacional de Cultura (FNC), o Edital para Fomento de Periódicos Literários.