Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Cães e gatos que não foram imunizados contra raiva, no último sábado, em Palmas, ainda podem ser vacinados. Para isso, basta que o proprietário compareça com o animal, na sede do Centro de Controle de Zoonoses, (CCZ), à TO 080, saída para Paraíso, em horário comercial. É necessário levar documentos pessoais e comprovante de endereço para que o animal seja também cadastrado.

Durante a campanha de vacinação contra raiva, realizada no último sábado, a Secretaria de Saúde de Palmas (Semus) imunizou 15.700 ou 75,7% dos animais (cães e gatos) da Capital. A meta, segundo o Ministério da Saúde é vacinar 80% da população total, estimada em cerca de 20 mil animais.

Censo animal

Nome e endereço do proprietário, além de características básicas do animal, como sexo, raça e porte foram coletados, no decorrer da campanha, a fim de alimentar um banco de dados com histórico de vacinas, doenças e dados sanitários. Posteriormente, estes dados serão inseridos em microchips que permitirão a identificação de animais.

O intuito do cadastro é permitir que o Poder Público tenha o controle das informações sobre a população de cães e gatos. “Nós precisamos compor um banco de dados para que possamos identificar e responsabilizar o proprietário do cão que é abandonado nas ruas e, principalmente, para que possamos fazer o controle de doenças. É importante para a Semus ter essas informações acessíveis eletronicamente” - explica Samuel Bonilha, gestor da pasta.

Colaboraram no Dia D contra a Raiva em Palmas, além dos 230 agentes de endemias, voluntários do Exército, Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Ambiental (CIPAMA), Guarda Metropolitana e a Associação Vida de Proteção aos Animais.

Fonte: Assessoria de imprensa Semus