Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nesta terça-feira, 21, o presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva (PT) estará na capital inaugurando mais um trecho da Ferrovia Norte-Sul.

O presidente passará pelas ruas da capital até chegar ao local da inauguração, acompanhado pelo governador e candidato à reeleição Carlos Henrique Gaguim (PMDB) e ainda os membros da majoritária, Paulo Mourão (PT) e Marcelo Miranda (PMDB).

Do PR e do palanque adversário a nível estadual, o senador João Ribeiro e ainda o candidato ao Senado, Vicentinho Alves também receberão o presidente no aeroporto e devem acompanhá-lo até o local da inauguração, já que não podem ficar no evento em razão do ano eleitoral.

Gaguim será representado politicamente pelo prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e ainda pelo vice-governador Eduardo Machado (PDT). Essa é a primeira visita do presidente ao Estado este ano e não terá programação política aberta. No programa eleitoral de Gaguim, o presidente já começou a pedir votos nesta segunda, 20.

Para o presidente do PT no Estado, Herlan Torres a vinda do presidente consolidará a vantagem de Gaguim no pleito de outubro e vai mostrar que o palanque do petista realmente é o do peemedebista.

“A vinda mostra que o presidente valoriza o Tocantins e quem são seus verdadeiros candidatos”, frisou o presidente.

O único candidato do PT na majoritária, Paulo Mourão afirmou em entrevista ao Conexão Tocantins que o fruto da visita do presidente será o esclarecimento à população. “O lado de lá está usando de maneira discarada a imagem do Lula enquanto eles pedem voto para o Serra, sendo assim o presidente vai mostrar que realmente apoia nosso grupo”, frisou.

“Eles estão usando a imagem do Lula indevidamente e ligando com a imagem de Siqueira, com a vinda do presidente fica claro que ele apoia Gaguim”, disse. “É um tapa no grupo de lá”, completou.

Mourão afirmou que teve participação no início da construção do trecho da ferrovia que passa por Porto Nacional. “Foi na minha gestão como prefeito que o Pátio multimoldal começou a ser construído, então hoje para mim acima da questão política está o sentimento do dever cumprido”, frisou.

Sobre a passagem do presidente via terrestre até o local da inauguração o que pode culminar num acompanhamento de carros formando assim uma carreata acompanhando o presidente, Mourão ressaltou que o sistema de segurança da presidência controlará essa questão e pode não permitir o acompanhamento de carros junto à comitiva.

Está prevista a participação de mais de 100 prefeitos no evento, maioria da base de Gaguim, bem como lideranças políticas e ainda vereadores. O PT, prepara uma recepção especial para o presidente.

O prefeito de Colinas e coordenador da campanha da presidenciável do partido, Dilma Rousseff (PT), José Santana assim como o prefeito de Dianópolis, José Salomão, também do PT, também acompanharão o presidente.

Oposição

O grupo do ex-governador Siqueira Campos (PSDB) já usou a imagem do presidente Lula no programa eleitoral e o candidato fez inclusive o compromisso de dar continuidade aos programas do governo federal no Estado como o “Minha casa, minha vida” e ainda territórios da Cidadania e também o Luz para todos.

Na estratégia de comunicação dos adversários está também a ligação da imagem do presidente com Siqueira através do senador João Ribeiro.

Para vários membros do grupo de Siqueira, inclusive o senador João Ribeiro, a vinda do presidente representa apenas compromisso institucional e não influenciará no processo eleitoral já que não há mobilização política na agenda.