Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Procon do Tocantins informa que foi criado o Comitê Nacional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP (gás liquefeito de petróleo), na segunda-feira, dia 20 de setembro. A entidade será responsável para tratar das questões sobre irregularidades da venda de gás de cozinha. Segundo dados do Sindigás – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo, um em cada cinco botijões de gás de cozinha vem do comércio ilegal.

O comitê foi criado pela Agência Nacional do Petróleo e pelo Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo.

Os botijões provenientes do comércio ilegal apresentam problemas como poderão estar abaixo do peso e podem estar com mistura de água.

O comércio do gás de cozinha movimenta cerca de 33 milhões de botijões de 13 quilos por mês, o que representa um faturamento anual de 15 bilhões.

O Procon alerta os consumidores que tomem mais cuidado na hora de adquirir o botijão de gás, uma das medidas é observar se o lacre – a etiqueta plástica com informações de segurança com o nome gravado, tem a mesma marca do botijão.

As revendedoras de gás necessitam de autorização da ANP – Agência Nacional de Petróleo, caso o consumidor tenha dúvida sobre a empresa revendedora de gás do seu bairro ou cidade, poderá ligar para o número 0800 970 0267 e saber se esta está autorizada ou não.

Uma das principais atribuições do Comitê de Erradicação do Comércio Ilegal de Gás será a criação de um programa para certificar os revendedores de modo que todos eles sejam identificados com um selo de autorização nacional.

O Comitê atuará com o apoio de Procons, Sindicatos de Revendedores e dos Ministérios Públicos Estaduais.

O Procon é um órgão de defesa do consumidor ligado à Secretaria da Cidadania e Justiça.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Procon