O Banco da Amazônia em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP) e Marinha do Brasil, traz para a capital palmense a Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil na segunda edição do Projeto 5º Cultural 2010. O evento será realizado na Grande Praça do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, nesta quinta, 30, às 19h.
O projeto 5ª Cultural promete um grande evento, com estimativa de um público de mil pessoas para esta segunda edição, com a apresentação da Banda Sinfônica, que possui aproximadamente 140 componentes, e terá em seu repertório, músicas como: Maria, Maria de Milton Nascimento, Aquarela do Brasil, de Ari Barroso, Jurassic Park, de John Williams, bem como canção militares e músicas eruditas.
Para prestigiar o espetáculo, basta levar um quilo de alimento não perecível que será doado a uma instituição de assistência social.
Banda Sinfônica
A Banda Sinfônica possui um vasto repertório, constituído de marchas e canções militares, hinos, músicas populares e eruditas. É composta por oficiais regentes e músicos, nas graduações de Suboficiais e Sargentos, com formação e aperfeiçoamento realizados na Escola de Música do Corpo de Fuzileiros Navais, sendo a Marinha Brasileira a única força armada que possui uma Escola de Formação de Sargentos Músicos, integrada na estrutura do Corpo de Fuzileiros Navais.
Desde o desfile de 07 de março de 1808, até os dias atuais, as bandas de música da Marinha do Brasil, Sinfônica e Marcial, realizaram apresentações em todo território nacional e exterior, encantando o público com músicas vibrantes e uniformes vistosos.
A Banda Sinfônica está integrada na estrutura da Companhia de Bandas do Batalhão Naval do Corpo de Fuzileiros Navais, localizado na Fortaleza de São José da Ilha das Cobras-RJ. Além da Banda Sinfônica, Banda Marcial e do Conjunto Fuzibossa, o Corpo de Fuzileiros Navais possui 16 bandas de músicas com efetivos menores integrando diversas Unidades da Marinha espalhadas pelo território nacional.
5º Cultural
Criado pelo Banco da Amazônia, para valorizar e promover a cultura regional, contribuir com o surgimento de novos talentos e sensibilizar a formação de novos públicos consumidores de cultura, o projeto 5ª Cultural é realizado em Palmas com a parceria firmada junto a Fundação Cultural de Palmas.
Outro ponto relevante do projeto é o fato de estar atrelado à causa social, já que para ter acesso às apresentações, o público contribui com alimentos para serem doados a instituições de cunho social que estejam cadastradas no Banco da Amazônia.
Fonte: Assessoria de Imprensa Fundação Cultural de Palmas