Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Depois de decidirem pela greve por tempo indeterminado, bancários e representantes do Sintec-TO – Sindicato dos Bancários do Estado do Tocantins, mobilizaram-se durante toda esta quarta-feira, 29, para fechar as agências da Capital e interior. Até o final da tarde de quarta, 22 agências confirmaram a paralisação de suas atividades.

Nesta quinta-feira, 30, as mobilizações continuam em Palmas e no interior do Estado. A meta, segundo o presidente do Sintec, Crispim Batista Filho é fechar o maior número de agências possível, garantindo a adesão de toda categoria à greve. “Nosso objetivo é que a partir desta quinta os bancos privados sejam fechados. Só assim, sob pressão os banqueiros darão o reajuste e os benefícios que a classe quer e precisa”, destacou.

Entenda

No último dia 14 o Sintec realizou uma mobilização para alertar a população e bancários sobre a eminência da greve. A ação foi realizada simultaneamente em Palmas, Araguaina e Gurupi coma distribuição gratuita de picolés em frente às principais agências do Estado. Após realização de assembléia na sede do Sintec, em Palmas, na noite da última terça-feira, 28, os bancários do Estado do Tocantins votaram pela greve.

A categoria solicita um reajuste salarial de 11%, maior participação nos lucros e melhores condições de trabalho. O reajuste proposto pelos banqueiros foi de apenas 4,29%. Dessa forma, por meio de votação secreta, a categoria decidiu pela paralisação das atividades bancárias.

Agências

Em todo o Tocantins são 103 agências bancárias dentre bancos públicos e privados (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia, Bradesco, Itaú Unibanco, Banco Real, HSBC), somando um total de mais de 1.200 bancários sindicalizados. Só na Capital existem 15 agências.

Banco do Brasil (Interior): Agência Lago Azul, Tocantinópolis, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas do Tocantins, Augustinópolis, Arapoema, Brejinho de Nazaré, Silvanópolis. (Palmas): Av. JK, UFT, Praça dos Girassóis, Theotônio Segurado, Bosque dos Pioneiros, Serra do Carmo,

Caixa Econômica Federal (Palmas): Av. JK, Tocantins, Prefeitura, Taquaralto. (Interior): Araguaina, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional.

HSBC (Interior): Araguaina, Gurupi.

Itaú (Palmas): Palmas. (Interior): Araguaina, Gurupi, Banco da Amazônia.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sintec