Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Desde janeiro, o Sebrae disponibiliza gratuitamente o programa que é voltado à consultoria empresarial e atendimento aos empresários de pequenos negócios, como os Empreendedores Individuais.

A informação é necessária em todas as áreas de nossa vida e, no mundo dos negócios, ela é imprescindível e muitas vezes decisiva. Com uma abordagem simples, o programa Negócio a Negócio passa agora também a atender os empreendedores individuais em Palmas e na região central do estado. O programa, que é voltado para a gestão de pequenas empresas, prepara por meio de informação e conhecimento os novos ingressos nesta modalidade. O programa está disponível e é totalmente gratuito.

Durante o programa são realizados 3 encontros, uma primeira visita onde é feito o diagnóstico, a segunda que lança sugestões e são entregues kits com modelos prontos de planilhas e a terceira que avalia a implementação das orientações.

Um dos diferenciais do programa para o empreendedor individual é que a primeira reunião é realizada coletivamente, devido à disponibilidade de horários e principalmente para facilitar a vida do empreendedor. Já as demais visitas são realizadas no local de trabalho do participante, buscando uma melhor forma de atendê-los. Outra novidade é que os participantes ganham um curso de atendimento ao cliente, também gratuito. Cada turma tem no máximo 20 pessoas.

José Neres da Silva Neto, dono de uma oficina de manutenção de eletrodoméstico na capital, é participante do programa. “Eu vejo que preciso melhorar muita coisa na loja. Então, quando o consultor do Sebrae vem a aqui na empresa, ele me orienta de acordo com a necessidade do meu negócio”, ressalta Neto.

Em Novo Acordo, os empresários já participam do curso de atendimento, que fecha o ciclo do programa. Mais de 1.440 empresas foram atendidas desde março com este programa. O Negócio a Negócio está em 16 cidades da região central do Estado.

O fabricante de bombons, Willian da Mata Pereira, diz que a visita já aconteceu no seu estabelecimento e que realizou algumas modificações. “Na visita, a consultora deu a ideia de usarmos uniformes e de agendar a visita de uma nutricionista. Também fui numa palestra da vigilância sanitária, daí mandei dedetizar o local e fazer uma limpeza na caixa d’água para melhorar a qualidade. Ainda tenho algumas dúvidas na parte financeira, mas vou procurar o Sebrae para solucionar este gargalo”, afirma.

A gerente do Núcleo Regional Central, Márcia Rodrigues, diz que é necessário apoio aos empreendedores individuais. “Aqui no Tocantins, já ultrapassamos a meta nacional de inclusão dos profissionais que se enquadram no Empreendedorismo Individual. Mas o Sebrae, além de incluí-los, também possibilita o conhecimento e o esclarecimento de várias dúvidas, que pode ajudá-los a conquistarem novos mercados”, ressalta Márcia.

O programa conta também a parceria com o Pólo de Confecções de Palmas, 6 turmas de empreendedores do ramo de confecções já foram agendadas para o execução do programa.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Sebrae