Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Durante dois dias estudantes, professores, pesquisadores e profissionais da comunicação do Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, e estados vizinhos como Maranhão e Goiás, estarão debatendo a mídia regional, no I Encontro de História da Mìdia da Região Norte. O evento, que tem início nesta quinta-feira (07) e segue até amanhã, acontece no Centro Universitário, Integrado de Ciências, Cultura e Artes (Cuica) da Universidade Federal do Tocantins - Campus de Palmas. A abertura será às 19h.

O encontro tem o objetivo de desenvolver estudos e pesquisas com foco na conexão entre mídia e história. Outra finalidade é estimular a produção de estudos no campo da Comunicação e sua interseção com a questão histórica.

Para a professora Edna Mello, uma das organizadoras, o evento vai promover um espaço de debate sobre a comunicação. “Esse encontro vai fazer com que as pessoas percebam que o Tocantins tem uma produção significativa no que diz respeito à comunicação, além de divulgar essas pesquisas.”, explicou a professora.

O Primeiro Encontro de História da Mídia da Região Norte está sendo organizado pela Rede Alcar, Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia e o Curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFT.

Programação

07/10/2010 - Quinta-feira

16h às 19h – Credenciamento

Local: Hall do CUICA

19h - Solenidade de Abertura

Local: CUICA

20h - Conferência Inaugural

Representantes das universidades participantes e das entidades apoiadoras do evento para a composição da mesaUFT/ UNITINS/ FUPACT/OJC

Conferência de abertura:

Tema: MEMÓRIA, ESPAÇO E MÍDIA.

Profa. Dra. Dulcília Schroeder Buitoni (USP/Casper)

08/10/2010 – Sexta-feira

9h às 12h

Mesa Redonda: MEMÓRIA DA MÍDIA DA REGIÃO NORTE

Local: Auditório do bloco A

Palestrantes: Profa. Netília Seixas (UFPA), Prof. Edileuson Almeida (UFRR), Fátima Roriz (OJC), (ULBRA). Mediador(a): Profa. MSc. Marluce Zacariotti (UFT).

14h às 18h

Grupos de Trabalho

Local: salas do Bloco C

GT 1 – Jornalismo

GT 2 – Publicidade e Comunicação Institucional

GT 3 – Mídia Impressa

GT 4 – Mídia Sonora

GT 5 – Mídia Visual e Audiovisual

GT 6 – Mídia Digital

GT 7 – Mídia Alternativa

GT 8 – Historiografia da Mídia

19h às 21h

Mesa de Encerramento

Local: CUICA

Tema: Espaço da Mídia da Região Norte

Participantes: Representantes das entidades participantes, Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFF). Mediador(a): Prof. Dr. Geraldo Gomes (UNITINS)