Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na semana em que se comemora o Dia do Professor, a deputada federal Nilmar Ruiz (PR), que é educadora por formação, defende o maior incentivo à qualificação dos professores como meio para melhorar os índices de educação no Brasil.

Nilmar faz parte da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e vem acompanhando de perto as discussões no Congresso sobre a valorização do professor. Para a deputada, é fundamental que o professor seja colocado em lugar de destaque nas discussões sobre projetos que tenham o objetivo de melhorar o ensino para os brasileiros. “Não podemos nos esquecer da principal ferramenta da educação, que é o professor. Tenho convicção de que um excelente professor pode formar uma pessoa para o futuro, mesmo na adversidade. Mas um professor sem a formação adequada, não consegue ter um bom resultado mesmo tendo a seu alcance as ferramentas mais modernas de ensino”, avalia Nilmar.

Um projeto inovador para a época e que se tornou referência na qualificação de professores no Tocantins foi o desenvolvido por Nilmar quando ainda era secretária da Educação do Estado, quando criou cursos de educação a distância através da Unitins para os professores da rede pública de ensino. Na época, centenas de professores se qualificaram e a educação no Tocantins melhorou.

“O resultado é positivo. É preciso que os professores sejam melhor valorizados, recebendo salários maiores e tendo uma carga horária justa, oferecendo a eles a possibilidade de se qualificar”, afirmou Nilmar.

Para a deputada, é fundamental que o Estado (governos Municipais, Estaduais e Federal) cumpra o seu papel que criar mecanismos de incentivo à qualificação dos professores, seja oferecendo diretamente os cursos de aperfeiçoamento, seja oferecendo auxílio para que ele busque essa qualificação de outra forma. “O que não se pode é se esquecer da importância do professor para a formação de uma sociedade. Costumo dizer que todo profissional, seja ele qual for, teve um professor para ensiná-lo. Por isso a profissão de professor é uma das mais importantes de uma sociedade e tem que ser tratada desta forma”, completou Nilmar.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Nilmar Ruiz