Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

O Banco de Leite Humano do Hospital de Referência Dona Regina necessita, com urgência, aumentar o número de mães doadoras. A demanda diária para atender aos 27 bebês prematuros internados na UTI (unidade de tratamento intensivo) e UI (unidade intermediária) do Hospital é de 6 litros, porém o estoque médio não tem sido suficiente para alimentar os 15 bebês em situação mais vulnerável, que precisam ser amamentados exclusivamente com leite materno.

A doação não traz prejuízos ao desenvolvimento da criança, pois a mãe faz a coleta apenas do leite excedente, que é ordenhado após as mamadas do próprio filho. Ao chegar ao Banco de leite, a doação passa por um controle de qualidade, verificada através de exames microbiológicos. Somente após a pasteurização o leite é distribuído entre os bebês, que são alimentados por meio de sondas, pois a maioria ainda não desenvolveu a capacidade de sucção.

Facilidade

Para facilitar a doação, as voluntárias podem contar com apoio do projeto Bombeiro Amigo do Peito. Na primeira visita, os bombeiros vão até a casa das mães levando um kit com touca, máscara e o vidro coletor e prestam as orientações necessárias para a ordenha e o armazenamento do leite. Nas visitas seguintes, os bombeiros buscam o leite já coletado e congelado e levam até o Banco. A visita dos bombeiros pode ser solicitada pelo telefone 0800 6464 8282, no período das 7 às 19 horas.