Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Em continuidade às homenagens aos diversos segmentos da Corporação, o Comando Geral da Polícia Militar homenageou nesta quarta-feira, dia 20, a equipe da Polícia Comunitária. Na ocasião, os coordenadores estaduais da Polícia Comunitária e as equipes das Bases Comunitárias da Capital representaram o efetivo da Polícia Comunitária no Estado.

As homenagens tiveram início na semana passada e continuarão até o final deste ano, durante a formatura geral, todas as quartas-feiras, a partir das 8h da manhã, no pátio do Comando Geral (QCG), em Palmas. Na próxima quarta-feira, dia 27, as homenagens serão para a equipe do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

O evento foi presidido pelo chefe do estado maior – coronel Gilberto Nogueira da Costa, com a participaram de todo o efetivo do QCG e gestores do 1º e 6º Batalhões, Bases Comunitárias, Sistema Integrado de Operações (Siop), Academia de Polícia Militar, Serviço de Saúde e o presidente do Conselho Comunitário da 507 Norte, Erivelton da Silva Santos.

Após o hasteamento das Bandeiras Nacional e do Estado foi lido o histórico da Polícia Comunitária, em seguida o presidente do Conseg falou dos benefícios alcançados pela comunidade da 507 Norte e região após a criação do Conselho, que junto à Polícia Militar e demais órgãos de segurança, conseguiram diminuir os índices de crimes, como perturbação ao sossego público e agressão ao meio ambiente. Foram tomadas medidas para preservar as áreas verdes evitando o despejo de lixo.

Naquela Comunidade as mulheres também passaram a ser mais valorizadas, receberam homenagem no seu dia e foram debatidas medidas para combater o crime contra a mulher. O dia do trabalhador também foi comemorado pela Base Comunitária. Segundo o presidente, até o final deste ano deverá ser implantada na Base, uma escola de informática gratuita para os moradores daquela região.

O chefe do Estado Maior parabenizou as equipes pelas diversas ações desenvolvidas junto à comunidade em todo o Estado, e disse que isto significa que a PM está cada vez mais inserida na comunidade, procurando juntos a melhor solução para os problemas de segurança.

Histórico

A Polícia Comunitária é uma doutrina e estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro.

Com o objetivo de melhorar a qualidade geral de vida da comunidade, a Polícia Militar implantou no ano de 2002, a polícia comunitária no estado do Tocantins. Inicialmente instaladas nas cidades de Araguaína e Palmas, hoje a PM-TO conta com 30 Bases Comunitárias de segurança pública distribuídas em todo o Estado, sendo 12 na região de Palmas, 9 em Araguaina, 7 em Gurupi uma em Porto Nacional e uma em Pedro Afonso.

Essas Bases Comunitárias desempenham atividades junto a comunidade local, em parceria com os Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social (conseg’s), visando à prevenção do crime e da violência nos bairros.

Nas cinco regiões do Estado, onde existem Bases Comunitárias são desenvolvidas atividades preventivas como reuniões comunitárias, visitas às famílias, palestras nas escolas, de prevenção às drogas e outras.

Dos projetos desenvolvidos, podemos destacar, em Palmas, os projetos Rede em Ação; Polícia e Comunidade de Mãos Dadas; Ciranda Musical; Horta Comunitária; Escolinha de futebol para crianças e adolescentes; Blitz educativas no trânsito -- com a participação de alunos do ensino fundamental; Fiscalizações em comércios em parceria com a Sedumah -- para coibir a venda de bebida alcóolica a menores; Encontros de segurança pública -- em conjunto com a comunidade local e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e apoio ao projeto Liga das Mulheres no bairro Taquaruçu.

Em Araguaina é desenvolvido o Projeto Polícia Comunitária em Ação. Em Gurupi, os projetos Lazer e cidadania e o projeto Superação. Em Porto Nacional a Polícia Comunitária desenvolve os projetos Gincanas pedagógicas nas escolas; Cine comunitário; Patrulha amiga e Oficinas de cursos profissionalizantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa/PM