Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A produção de hortas, valorizando os aspectos nutricionais importantes para uma alimentação saudável na infância é foco de capacitações que estão sendo realizadas por meio do programa “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”. As ações vem sendo desenvolvidas nos 12 municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito.

Trata-se de mais uma importante etapa do programa, promovido por meio da parceria entre o Consórcio Estreito Energia (Ceste), a Fundação Suez, o Instituto Alcoa e a Ong Inmed Brasil na região, que conta com o apoio das Prefeituras Municipais e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das crianças, aumentando a reserva de nutrientes e reduzindo parasitas intestinais.

Na etapa realizada em 2009, um total de 14.238 meninos e meninas de 197 escolas públicas municipais dos 12 municípios influenciados pela Usina de Estreito, foram beneficiados pelo programa “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”.

“O projeto de hortas nas escolas empolgou a comunidade do assentamento e nossa expectativa é incentivar iniciativas semelhantes junto a alunos e professores da zona urbana também”, explica a coordenadora regional do “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável” em Palmeiras do Tocantins, Maria Sonia Oliveira, durante capacitação realizada pela Inmed no dia 19 de outubro, na Escola Municipal Padre Josimo, no Assentamento 1.º de Janeiro, localizado na zona rural do Município.

A ação contou com a participação de 30 pessoas, entre comunidade local e educadores. Maria Sonia enfatiza que a ideia é transformar o produto das hortas em alimentação saudável para as crianças, combatendo a anemia e a desnutrição.

Na avaliação da Secretária Municipal de Educação de Palmeiras do Tocantins, Vera Lúcia Sousa Silva, a o programa já está trazendo seus primeiros resultados concretos. “Percebemos na capacitação o quanto as pessoas estão envolvidas com a proposta de uma alimentação saudável, cultivada nas próprias escolas. Cada um contribuindo com os cuidados e manutenção das hortas, de forma a ter sempre alimentos que poderão complementar a própria merenda escolas”, assinala.

Além de Palmeiras do Tocantins, professores e comunidade do município de Goiatins realizam a capacitação para o projeto de horta nas escolas hoje (22). A ação também ocorre em Barra do Ouro.

Fonte: Assessoria de Imprensa UHE Estreito