Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A equipe Sax, integrada por acadêmicos de Engenharia Ambiental e Elétrica da Universidade Federal do Tocantins foi a grande vencedora do Desafio Sebrae e representará o Tocantins na etapa nacional do jogo, em Recife (PE), no dia 30 de novembro. Em concorrido evento realizado dia 21/10, em Palmas (TO), com mais de 300 participantes, foram anunciados os vencedores que irão para Recife/PE disputar a próxima fase do jogo virtual.

A equipe é formada por Aderlânio da Silva Cardoso, Radson Lima Figueiredo, Rafael Duarte Boff, Luiz Fernando Botelho Trindade e Nádia Botelho Trindade. Todos os membros vão concorrer a um notebook, prêmio das equipes finalistas da etapa nacional. Já a equipe vencedora nacional receberá, ainda, uma viagem para conhecer centros empreendedores na Europa.

De acordo com o coordenador nacional do Desafio Sebrae, Marcus Bezerra, que participou da cerimônia de premiação no Tocantins, a equipe vencedora, além da viagem internacional poderá, ainda, escolher um curso Master of Business Administration (MBA) da Fundação Getúlio Vargas. O presidente da equipe Sax, Aderlânio da Silva Cardoso, afirmou que a vitória foi fruto de trabalho em conjunto e noites de muito estudo. Ele garantiu que todos os integrantes farão o melhor possível para obterem bons resultados na próxima fase.

Em sua fala aos acadêmicos participantes, o diretor-superintendente do Sebrae/TO, Paulo Massuia, agradeceu pela dedicação e por terem aceito o desafio de mergulharem no mundo do empreendedorismo. “Essa competição serve para mostrar o segredo da gestão de uma empresa. Hoje, o Desafio Sebrae é considerado o maior jogo empresarial do mundo e busca estimular os jovens a se tornarem empresários”, afirmou Massuia.

A diretora-técnica do Sebrae/TO, Mila Jaber parabenizou os representantes das Universidades que incentivaram a participação dos alunos na competição e focou na importância de se praticar o aprendizado recebido em sala de aula. Para João Costa, diretor de administração e finanças da instituição, os professores foram peças fundamentais na orientação e também são os responsáveis pela vitória da equipe. Ele entregou ao professor mais indicados pelos alunos, Joaquim José de Carvalho (Ceulp/ULBRA) o cheque simbólico valendo uma viagem para acompanhar a próxima etapa em Recife/PE.

Estiveram presentes na cerimônia o reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, a diretora do CEULP/ULBRA Kelen Beatris Lessa Mânica, que recebeu das mãos de Mila Jaber, um troféu por ter sido a Universidade que mais inscreveu participantes no jogo, sendo a quarta em todo o Brasil. Também marcou presença na premiação o representante da Universidade Católica do Tocantins, o administrador André Raposo.

Este ano o tema da competição foi uma indústria de instrumentos musicais e o Sebrae no Tocantins bateu recorde no número de inscritos, com 4.862 universitários participantes, de todas as regiões do estado, fazendo do Tocantins o tricampeão nacional em inscrições. Técnicos do Sebrae/TO, responsáveis por promover a participação dos alunos, também receberam homenagens no evento. Entre eles, a interlocutora do Desafio Sebrae no Tocantins, Izana Assunção, disse estar satisfeita com os resultados. “A premiação foi emocionante. Os acadêmicos participaram intensamente, elogiaram a organização. Foi um trabalho de equipe, por isso foi um sucesso”, finalizou.

Parceiros

O Desafio é uma realização do Sebrae, em parceria com Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coope/UFRJ), e tem o patrocínio do Banco do Brasil e o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae