Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Encontro acontece no dia 29 de outubro, das 08h às 17h, na sede da OCB/SESCOOP-TO, com o tema “Caminhos do Cooperjovem no Tocantins”. O evento tem como público-alvo os coordenadores do Cooperjovem nas escolas cadastradas no Programa e nas cooperativas educacionais; localizadas nas cidades de Palmas, Paraíso do Tocantins, Miranorte, Dianópolis, Pedro Afonso, Marianópolis, Formoso do Araguaia e Gurupi.

O objetivo do Encontro consiste em vivenciar experiências sobre cooperativismo com o intuito de multiplicar os conhecimentos adquiridos no ambiente escolar; refletir conjuntamente sobre o Programa Cooperjovem na escola e na cooperativa e adquirir novos conhecimentos através da troca de experiências. A instrutora do curso será Elisete Aparecida Rasera, pedagoga com Pós-Graduação em Gestão Educacional.

Serão abordados conteúdos como: diretrizes nacionais do Programa Cooperjovem; contextualização das necessidades, potencialidades e oportunidades do Programa nas escolas e planejamento de ensino - plano de ação e projetos educacionais cooperativos.

Também participarão do evento, os coordenadores das cooperativas parceiras e representantes de Secretarias Municipais de Educação.

Cooperjovem no Tocantins

A OCB/SESCOOP-TO desenvolve o Programa Cooperjovem nas escolas desde 2001. Atualmente, ele está implantado em sete municípios (Dianópolis, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miranorte, Palmas, Paraíso e Pedro Afonso), em 46 escolas, atendendo aproximadamente 10.900 alunos e envolve 312 professores do ensino fundamental.

Segundo o secretário municipal de Educação de Palmas, Danilo de Sousa Melo, “o Cooperjovem atua na mudança de comportamento, ensinando ao aluno a produzir coletivamente. Ensina princípios como união e associativismo e quando se trabalha esses conceitos do cooperativismo desenvolve-se uma prática voltada para o sucesso escolar”.

Fonte: Assessoria de Imprensa