Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Banco da Amazônia, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas, traz o “teatro”como tema para a terceira edição de 2010 do projeto 5ª Cultural. Além da apresentação da peça “O Jogo do amor”, do grupo Chama Viva, será feita uma homenagem ao ator Paulo Autran, referência do teatro brasileiro. A apresentação do espetáculo será no Teatro Fernanda Montenegro nesta quinta, 28, às 20h. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

Na ocasião, será descerrada uma placa em memória ao ator de teatro Paulo Autran que passou pelo palco do Teatro Fernanda Montenegro no ano de 2000, e outra placa em homenagem ao 25º aniversário do grupo de teatro pioneiro no Tocantins Chama Viva Cia de Teatro, em reconhecimento pela sua contribuição no cenário artístico do Tocantins.

O ator e integrante do Grupo Chama Viva, Nival Correia, conta que a passagem de Paulo Autran pela capital palmense ocorreu devido a comemoração aos 15 anos do Chama Viva, e toda a bilheteria foi revestida em prol da montagem do espetáculo “O jogo do amor”, peça que será encenada nesta 5ª Cultural. “É um marco histórico para o teatro tocantinense, pois ‘O jogo do amor’ está há 10 anos em cartaz com um público de mais de 50 mil pessoas”, finaliza Correia.

O Jogo do amor

A peça é uma comédia francesa de Pierre de Marivaux, com tradução e adaptação de Fátima Saadi, direção de Antônio Guedes, encenada pelo grupo Chama Viva Cia. de Teatro de Tocantins.

Pela simplicidade de sua história e pela ingenuidade do tema, a transposição desse texto para o público infantil faz com que o espetáculo torne-se uma mascarada para as crianças e um divertimento garantido para os pais que poderão identificar no palco os ingredientes de uma boa comédia.

A peça encena a história de Sílvia, prometida em casamento pelo Sr. Orgon, seu pai, ao filho de um amigo que ela sequer conhece. Temendo por sua felicidade, pede ao pai para observar de uma posição privilegiada, seu pretendente Dorante. Não sendo um pai tirano, o Sr. Orgon consente que a filha troque de lugar com a criada Lisete. Acontece que Dorante teve a mesma ideia e troca de papel com seu empregado Arlequim. Como consequências, os supostos criados apaixonam-se entre si, bem como os falsos patrões.(com informações do Chama Viva)

5ª Cultural

Criado pelo Banco da Amazônia para valorizar e promover a cultura regional, o projeto contribui com o surgimento de novos talentos e sensibiliza a formação de novos públicos consumidores de cultura. O projeto 5ª Cultural é realizado em Palmas com a parceria firmada junto a Fundação Cultural de Palmas.

Outro ponto relevante do projeto é o fato de estar atrelado à causa social, já que para ter acesso às apresentações, o público contribui com alimentos para serem doados às instituições de cunho social que estejam cadastradas no Banco da Amazônia.

Fonte: Ascop