Depois das eleições de outubro que teve como governador eleito Siqueira Campos (PSDB) um grupo de prefeitos ligados ao governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) já começa a se articular para a formação de uma chapa única para concorrer à presidência da Associação Tocantinense de prefeitos.
Atualmente, o prefeito de Santa Fé do Araguaia, Valtenis Lino (PMDB) preside a instituição só que conta com uma rejeição grande entre os gestores filiados, hoje 115, conforme informações da instituição.
A articulação tem à frente o peemedebista Nilton Franco prefeito de Pium que concorreu com Valtenis na eleição passada e perdeu por apenas oito votos. Em entrevista ao Conexão Tocantins na tarde desta sexta-feira, 29, o prefeito disse que já se articula para a formação de uma chapa única.
“Eu vou conversar com os prefeitos para articular uma chapa única”, disse. “O meu desejo é que não ocorra uma disputa como foi na passada onde a eleição estadual pautou a disputa”, frisou relembrando a eleição de 2009.
Nilton não descartou a possibilidade de encabeçar a chapa. “Vou conversar com os companheiros e ver como podemos fazer para fortalecer a entidade”, disse.O pleito acontece dia 28 de janeiro.
Os primeiros gestores que Nilton vai procurar são os do PMDB e partidos aliados como PT, PP, PSB e ainda PPS.
Críticas à gestão
O peemedebista não poupou críticas à gestão do colega de partido, Valtenis Lino e chamou a administração de “fraca e caótica”.“A ATM passa por um momento difícil sem representatividade para as prefeituras e precisamos mudar isso”, salientou.
Especulação
Corre nos bastidores uma especulação de que o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT), recém filiado, poderá concorrer à presidência da entidade, no entanto, nenhuma movimentação veio á tona com relação à isso.