Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

O Governo do Tocantins está empenhado para dar um grande passo rumo à extinção da Zona Tampão. Para tanto, a Adapec - Agência de Defesa Agropecuária - começa um inquérito soroepidemiológico para comprovar a ausência da circulação do vírus da febre aftosa, nos municípios que compõe a área: São Felix do Tocantins, Recursolândia, Goiatins, Barra do Ouro, Campos Lindos, Lizarda e Mateiros.

A sorologia tem início nesta quarta-feira, 03, e deve ocorrer até o dia 18 de novembro. Serão coletadas 8.700 amostras de sangue em bovinos com idade de 06 a 12 meses, em 290 propriedades rurais da região.

Após a coleta, o material será encaminhado para o Lanagro - Laboratório oficial do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. “Estamos confiantes com o resultado, porque temos trabalhado há anos em busca de transformar a Zona Tampão em zona de proteção com status de zona livre da doença”, ressalta o presidente da Adapec, José Luciano Azevedo, acrescentando que com o fim da área, os pecuaristas terão a oportunidade de comercializar seu rebanho, produtos e subprodutos com competitividade, gerando economia e abertura de novos mercados.

De acordo com o diretor de sanidade animal da Adapec, José Emerson Cavalcante, os animais selecionados para o inquérito, não serão vacinados contra a febre aftosa nesta segunda etapa da campanha. “Todos os critérios são determinados pelo Mapa, que ficará responsável pelo encaminhamento da solicitação do fim da Zona Tampão à OIE- Organização Internacional de Sanidade Animal”, explica.

Para realizar o inquérito serão necessários 60 profissionais da Agência, que formarão 30 equipes sob a supervisão de três coordenadores. A ação será executada com a parceria do Fundeagro - Fundo de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Tocantins - que colaborará com a aquisição de material e combustível e com a SFA - Superintendência Federal da Agricultura que custeará as diárias dos técnicos.

Zona Tampão

Foi criada no ano 2000 para proteger a zona livre de febre aftosa com vacinação, status sanitário alcançado pelo Tocantins. A Zona Tampão é composta por sete municípios, que foram incluídos por fazerem limite com áreas com classificação para a febre aftosa inferior à do Tocantins, como os estados do Maranhão e Piauí, que na época eram classificados como risco médio.

Toda a área tem abrangência de 38.195,12 km². Atualmente, conta com um rebanho de 133.603 cabeças de gado, distribuídas em 2.267 propriedades rurais das 2.771 cadastradas. Na última campanha de vacinação contra a febre aftosa na zona tampão, realizada em maio deste ano, a média de cobertura vacinal foi de 99,53%.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Adapec